Federer e Nadal na Laver Cup em 2022, despedida do suíço - Foto: IMAGO

Roger Federer planeia regresso com Rafael Nadal

Ex-tenista suíço confessa que gostaria de fazer uma digressão de exibição com o antigo rival espanhol

Roger Federer (44 anos), antigo tenista com 20 títulos de Grand Slam no seu palmarés, deu a entender que considera a possibilidade de organizar uma digressão com Rafael Nadal (39 anos), na qual os dois rivais disputariam vários encontros de exibição de ténis.

Roger Federer no torneio de ténis de Wimbledon 2025 Foto: IMAGO
Roger Federer no torneio de ténis de Wimbledon 2025 Foto: IMAGO

Recentemente, com a realização de mais uma edição da Laver Cup, o lendário Roger Federer tem estado mais em destaque, aceitando convites para participar em diversos programas ou podcasts.

Roger Federer revela um obstáculo para a digressão «Fedal»

Uma das informações divulgadas pelo antigo número um mundial é de que teve conversas com Rafael Nadal, o seu grande rival, sobre um regresso aos courts de ténis. Federer pondera organizar uma digressão chamada «Fedal», inspirada nos seus nomes, para disputar vários encontros de exibição.

«Tenho jogado muito ultimamente, tento manter-me em forma. Sei que o Rafa está aberto à ideia de jogar um pouco de ténis. Talvez pudéssemos organizar uma digressão juntos. Talvez pudéssemos criar uma digressão, chamar-lhe-íamos Digressão Fedal. Seria ótimo», declarou Federer numa entrevista à CNBC, citada pelo L’Équipe.

Rafa Nadal emocionado em Roland Garros

Alguns dias depois, na Laver Cup, durante o podcast «Served», apresentado por Andy Roddick, o suíço abordou novamente o tema, explicando que Nadal ainda não está em forma, pois não joga ténis desde novembro de 2024.

«Discutimos há algum tempo a possibilidade de jogar uma exibição. Mas vi-o este verão e quando lhe perguntei quando tinha jogado ténis pela última vez, ele disse que foi em novembro, por isso não está preparado», afirmou Federer.

Rafael Nadal e Roger Federer, exemplos como desportistas (Imago)

«Ainda temos de estar a um certo nível, mas seria bom jogar juntos em campo e não apenas com o Rafa, mas perante o público e todos, porque acredito que é bom partilhar o amor pelo ténis e inspirar as gerações mais jovens», concluiu.