Rivalidade entre Sinner e Alcaraz: «O que estamos a assistir agora é...»
Patrick Mouratoglou, o conceituado treinador francês que orientou estrelas como Serena Williams, Simona Halep e Holger Rune, partilhou uma análise detalhada sobre a época 2025 do ténis mundial.
Para Mouratoglou, a final de Turim colocou em evidência o fator decisivo que permitiu ao italiano sagrar-se campeão, novamente: «O serviço decidiu o torneio. O serviço de Sinner esteve a outro nível. Mas não só isso, também a pancada seguinte após a resposta do adversário, que lhe permitiu assumir o controlo imediato dos pontos. Depois do US Open, Alcaraz tinha o melhor serviço do circuito, mas agora é o de Sinner».
O treinador publicou a sua análise no LinkedIn, onde, frequentemente, partilha opiniões e reflexões sobre a atualidade do ténis. O foco principal foi a rivalidade entre os dois primeiros classificados do ranking ATP em 2025, Carlos Alcaraz e Jannik Sinner.
O técnico francês dedicou também especial atenção ao tenista espanhol, aconselhando-o sobre os aspetos a aprimorar para o futuro. «Alcaraz não esteve ao seu melhor nível em Turim. Cometeu muitos erros com a sua esquerda e, por momentos, perdia a concentração na direita. Pode ter sido pela fadiga acumulada ao longo do ano ou por não se sentir tão confortável em recintos cobertos. Mas a resposta é clara: se quer dominar em 2026, tem de melhorar as duas primeiras pancadas: o serviço e a resposta. Neste momento, Sinner é o melhor do mundo em ambas, e isso é único».
Por fim, Mouratoglou estabeleceu uma comparação entre a nova geração e o Big Three, enaltecendo as qualidades de Sinner e Alcaraz: «No passado, Roger Federer era o melhor a servir e na pancada seguinte, enquanto Rafa Nadal e Novak Djokovic se destacavam na resposta, mas nunca nos dois aspetos. O que estamos a assistir agora é algo completamente novo na história do ténis».