Mau tempo fustiga Portugal Foto:  MANUEL DE ALMEIDA/ LUSA
Mau tempo fustiga Portugal Foto: MANUEL DE ALMEIDA/ LUSA

Recebeu SMS? Proteção Civil alerta população para muita chuva e risco de cheias

O IPMA prevê um agravamento do estado do tempo em Portugal continental com precipitação, vento forte, queda de neve e agitação marítima; Proteção Civil reforça alerta por SMS

A Proteção Civil emitiu um aviso à população sobre um agravamento significativo das condições meteorológicas, com início previsto para este domingo, dia 1 de fevereiro, e que se deverá estender até ao dia 7.

As previsões apontam para um cenário de precipitação persistente, que poderá ser forte em alguns momentos, e vento intenso. Estas condições climatéricas adversas podem resultar no aumento do caudal de vários rios, com risco de alagamentos.

A autoridade alerta ainda para a possibilidade de ocorrência de abatimentos de vias, movimentos de massa e queda de árvores, muros ou outras estruturas, devido à instabilidade do tempo, tendo enviado à população um SMS com o seguinte aviso:

Chuva persistente proximos dias. Risco cheias/inundacoes. Evite circular proximo de rios. Retire bens de zonas inundaveis

Destaques do agravamento do estado do tempo:
– Períodos de chuva, por vezes forte, ocasionalmente de granizo e acompanhada de trovoada, nas regiões Norte e Centro; – Vento forte, com rajadas até 80 km/h no litoral oeste e até 100km/h nas terras altas; – Agitação marítima forte na costa ocidental, com ondas de noroeste até 8 metros, podendo atingir os 15 metros de altura máxima; – Queda de neve nas terras altas do Norte e Centro.

Perante este quadro, a Proteção Civil Municipal apela à adoção de comportamentos preventivos. Recomenda-se uma condução defensiva, com especial atenção a estradas com acumulação de água, e que se evite atravessar zonas inundadas. É igualmente aconselhada a limpeza dos sistemas de escoamento de águas pluviais e que se evite circular ou estacionar em áreas arborizadas.

De acordo com a informação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) salienta-se:

– 30 e 31 de janeiro / 1 e 2 de fevereiro:

Bacias hidrográficas do rio Minho, sub-bacia do Coura; do rio Cávado; rio Ave; rio Sousa; rio Mondego; rio Vouga; rio Águeda, rio Lima, sub-bacia do Vez; rio Douro, rio Tâmega; rio Zêzere; rio Tejo; rio Nabão; Sorraia; Sado - caudais superiores aos habituais, possibilidade de inundações urbanas;

– 30 e 31 de janeiro / 1 e 2 de fevereiro:

Possibilidade de inundações urbanas nas zonas onde a precipitação será mais intensa.

A entidade sugere que os cidadãos se mantenham informados através das atualizações do IPMA, da própria Proteção Civil e das Forças de Segurança.

Galeria de imagens 15 Fotos