Jannik Sinner durante a final com Alcaraz nas ATP Finals (IMAGO)
Jannik Sinner durante a final com Alcaraz nas ATP Finals (IMAGO)

Sinner bate Alcaraz nas ATP Finals e fecha 2025 ‘colado’ ao n.º 1 do ranking

Italiano sorriu no país-natal e leva para casa 4,4 milhões de euros

Jannik Sinner venceu as ATP Finals em Turim ao bater o eterno rival Carlos Alcaraz por 2-0, com os parciais de 7-6 (7-4 no tie-break) e 7-5. O italiano fechou assim a sua participação nesta edição do torneio sem perder qualquer set em cada uma das cinco partidas que disputou.

Este domingo, no primeiro set, após uma hora e oito minutos de jogo, Sinner venceu no tie-break graças a um forte serviço que obrigou Carlos Alcaraz a falhar na resposta.

O espanhol entrou no segundo set com o pé direito, quebrando o serviço do italiano, e esteve a vencer por 2-0 e 3-1. Mas Sinner operou a reviravolta e acabou por ganhar a partida e a competição ao quebrar o serviço do murciano para fazer o 3-3.

E quando parecíamos encaminhados para novo tie-break, com Alcaraz a servir com 5-6 e 40-30, o italiano venceu três pontos seguidos. E caiu ao chão assim que selou o triunfo.

Esta foi a última partida do italiano em 2025, após optar por não participar na Taça Davis, mas leva assim 4,4 milhões de euros para casa por ter vencido as ATP Finals pela segunda vez consecutiva. Como finalista vencido, Alcaraz recolhe dois milhões de euros.

Em termos de ranking ATP, Alcaraz já sabia que ia terminar 2025 na 1.ª posição, mas vê agora Sinner reduzir a diferença para si para apenas 550 pontos. Os dois vão assim entrar na próxima época quase colados, na luta pelo topo do ranking ATP.