Siga o Gil Vicente vs Famalicão em direto
O Gil Vicente atropelou o Famalicão, na tarde deste domingo, com cinco golos sem resposta.
Apesar de ser um facto que nessa fase os gilistas já estavam melhor, o jogo mudou em definitivo com a expulsão de Mathias de Amorim, aos 44', por agredir Santi García na área do Famalicão. O primeiro golo chegou logo a seguir de grande penalidade.
Na segunda parte, viu-se um encontro de sentido único, com o Gil Vicente a confirmar a superioridade com quatro 'tentos'. Parece um resultado exagerado, mas é justo, tendo em conta o que se viu durante os 90 minutos.
A turma de Barcelos volta a recuperar o 4.º lugar, embora o SC Braga tenha menos um jogo.
Final da partida: Gil Vicente 5-0 Famalicão
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
Depois de analisar a situação, o árbitro anuncia que o golo do Gil Vicente se mantem. Possível falta estava em análise.
O quarto árbitro mostra 3 minuto(s) de descontos
GOLOOOOO! Santi García faz o quinto dos gilistas! O médio espanhol aproveitou uma bola à solta na área, para marcar de pé esquerdo, após um jogada de Murilo pela direita!
Justin de Haas ao poste! Num livre frontal à baliza, o central esquerdino acertou no ferro, num excelente gesto técnico. Esteve à vista, o golo de honra do Famalicão!
Ouvem-se olés, no Estádio Cidade de Barcelos, sempre que o Gil Vicente troca a bola.
GOLOOOOO! Outro de Gustavo Varela! O avançado apareceu ao segundo poste para finalizar um belo cruzamento de Joelson Fernandes pela esquerda! 4-0!
Zé Carlos sai do campo e é substituído por Hevertton Santos.
GOLOOOOO! Gustavo Varela marca de pé esquerdo! O ponta de lança recebeu um belo passe vertical de Espigares, depois virou-se de frente para os defesas, entrou na área com a bola controlada e fez o terceiro para o Gil Vicente!
Gil Dias sai do campo e é substituído por Pedro Santos.
Tom van de Looi sai do campo e é substituído por Otar Mamageishvili.
O Gil Vicente controla completamente o jogo, controlando a posse no seu meio-campo ofensivo. Está à procura do golo da (ainda maior) tranquilidade, enquanto o Famalicão não consegue, definitivamente, pegar no jogo.
Tidjany Touré sai do campo e é substituído por Joelson Fernandes.
Apesar da vantagem de dois golos, o Gil Vicente não se encolhe e continua em cima do Famalicão, procurando visar sempre a baliza!
Carlos Eduardo sai do campo e é substituído por Gustavo Varela.
Facundo Cáseres sai do campo e é substituído por Zé Carlos Ferreira.
Marvin Elimbi sai do campo e é substituído por Antonio Espigares.
Konan tenta o golo de longe e Carevic volta a ser chamado a intervir! Defende para canto, o guardião montenegrino.
Tidjany Touré volta a agitar pela esquerda, mas Carevic sacode o perigo.
Simon Elisor sai do campo e é substituído por Umar Abubakar.
Sorriso sai do campo e é substituído por Antoine Joujou.
Gustavo Sá sai do campo e é substituído por Marcos Peña.
Tidjany Touré remata a partir da esquerda para a defesa de Carevic.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
GOLOOOOO! Jonathan Buatu atira de cabeça para dentro da baliza! Após um cruzamento à maneira curta, Luís Esteves fez um cruzamento teleguiado para o coração da área, onde apareceu o central angolano para fazer o seu primeiro golo esta época.
O jogo está parado porque Gustavo Sá está deitado no chão. Queixa-se de ter sido pisado por Santi García e pede penálti. Árbitro manda seguir.
Apesar da inferioridade numérica, Hugo Oliveira não mexe na equipa ao intervalo.
Início da segunda parte.
Intervalo (1-0)
Os galos fizeram abanar as redes três vezes, no primeiro tempo, mas só à terceira contou. Murilo e Carlos Eduardo festejaram aos 2' e aos 35', respetivamente, mas estavam fora de jogo.
O golo a contar surgiu só aos 44' por Murilo, na sequência de uma grande penalidade. Tudo começou com Mathias de Amorim a agredir Santi García dentro da área do Famalicão, com o cotovelo, já depois de a bola estar longe dos dois jogadores. Anzhony Rodrigues não perdoou, expulsou-o e assinalou castigo máximo.
O resultado, ao intervalo, confirma a superioridade dos gilistas nos 45 minutos iniciais.
O árbitro apita para o intervalo
O quarto árbitro mostra 5 minuto(s) de descontos
GOLOOOO! Pé esquerdo na bola, Carevic para a direita e esférico ao meio da baliza! Murilo não vacilou e fez o primeiro da partida!
PARA A RUA! Mathias de Amorim vê o cartão vermelho, após agressão! Os seus colegas protestam muito, mas não sem razão para tal.
Depois de validado pelo VAR, o árbitro alterou a sua decisão e marcou mesmo penálti para o Gil Vicente! Anzhony Rodrigues não perdoou a agressão de Mathias de Amorim a Santi García, com o cotovelo, e assinalou castigo máximo.
Pode haver penálti para o Gil Vicente! Mathias de Amorim agrediu Santi García dentro da área do Famalicão, com o cotovelo, já depois de a bola estar longe dos dois jogadores.
O jogo é interrompido por um breve momento, pois a bola foi tocada pelo árbitro.
Gil Vicente volta a ter um golo anulado. Desta vez, foi Carlos Eduardo a meter a bola dentro da baliza, depois de um belo gesto técnico, a picar a bola por cima do guarda-redes... mas o ponta de lança estava fora de jogo.
Gustavo Sá está no chão e queixa-se do joelho direito, após um lance com Carlos Eduardo. Jogador levantou-se entretanto.
Grande passe longo de Buatu a isolar Murilo, mas o extremo, pela direita, não conseguiu aproveitar e dar seguimento à jogada.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque Carlos Eduardo (Gil Vicente) está deitado no chão.
Santi García, que perigo!! Da esquerda para o meio, o médio espanhol fez um belíssimo remate de pé direito que passou pouco centímetros acima do ângulo direito da baliza de Carevic! Esteve à vista, o golo...
Cartão amarelo para Marvin Elimbi, por falta sobre Mathias de Amorim.
Famalicão tenta, agora, controlar a posse e subir no terreno.
Gil Vicente melhor no jogo.
Ai, se Carlos Eduardo acerta na bola... Canto muito bem batido por Luís Esteves, pela esquerda, com o avançado a aparecer sem oposição, nas alturas, mas a cabecear para fora.
Gil Vicente, agora, a criar perigo pela esquerda. Tidjnay Touré cruza raspeito e ganha pontapé de canto.
Equipas entraram muito aguerridas, especialmente o Gil Vicente, que tenta, desde cedo, instalar-se no seu meio-campo ofensivo.
Murilo fez abanar as redes, mas... estava fora de jogo.
Gil Vicente sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
As equipas sobem ao relvado!
A partida vai ser dirigida por Anzhony Rodrigues, juiz da AF Madeira, com assistência de David Moisés e João Martins. João Matos é o 4.º árbitro e no VAR estarão Paulo Barradas e Fábio Monteiro.
Em seis jogos, César Peixoto nunca conseguiu vencer o Famalicão (três derrotas e três empates).
Nos últimos 10 jogos em casa do Gil Vicente, gilistas apenas venceram duas vezes, contra seis vitórias dos famalicenses.
Nos últimos 20 jogos entre as duas equipas (todos no presente século), a vitória apenas sorriu três vezes aos de Barcelos.
O Gil Vicente não conseguiu vencer nenhum dos últimos cinco jogos contra o Famalicão: três derrotas e dois empates.
O jogo da primeira volta, entre estas duas equipas, terminou com um empate sem golos.
Já na equipa do Famalicão saiu apenas Rodrigo Pinheiro para a entrada de Gustavo Garcia.
Em relação à derrota no Dragão, verificam-se três alterações no onze do Gil Vicente: saem Dani Figueira, Zé Carlos Ferreira e Gustavo Varela, para as entradas, respetivamente, de Lucão, Cáseres e Carlos Eduardo.
Suplentes do Famalicão: Ivan Zlobin, Leo Realpe, Marcos Ocaña, Umar Abubakar, Renan Santana, Otar Mamageishvili, Gonzalo Sanchez, Antoine Joujou e Pedro Santos
Suplentes do Gil Vicente: Dani Figueira, Zé Carlos, Joelson Fernandes, Sergio Lillo, Hevertton Santos, Hector Marrero, Agustín Morales, Antonio Espigares e Gustavo Varela
Onze do Famalicão (4x2x3x1): Carevic; Gustavo Garcia, Ibrahima Ba, Justin de Haas e Pedro Bondo; Mathias de Amorim e Tom van de Looi; Gil Dias, Gustavo Sá (C) e Sorriso; Elisor
Onze do Gil Vicente (4x2x3x1): Lucão; Zé Carlos (C), Buatu, Elimbi e Konan; Cáseres e Santi García; Murilo, Luís Esteves e Tidjany Touré; Carlos Eduardo
Já há onzes!
Hugo Oliveira, por seu turno, enalteceu o espírito do dérbi minhoto, entre duas equipas em boa forma: «Acho que vamos ter um jogo que terá todos os condimentos para um grande espetáculo. Futebol à tarde, à hora que o povo gosta, entre duas equipas que normalmente olham a baliza do adversário, que jogam um futebol positivo e que têm ideias.»
Na antevisão ao jogo deste domingo, César Peixoto assumiu-se confiante de que a equipa vai ficar na primeira metade da tabela. Sobre o jogo com o Famalicão, disse que a sua equipa tem a «obrigação de tentar ganhar todos os jogos».
Já o Famalicão continuou no caminho das vitória, ao derrotar, no seu reduto, o Tondela por 3-0.
Na última jornada, o Gil Vicente perdeu 0-3 em casa do líder, FC Porto. Foi a primeira derrota dos galos em quase dois meses.
Marcam encontro na tarde deste domingo duas equipas que estão na luta pelos lugares europeus.
Depois de muito tempo em 4.º, na última jornada, o Gil Vicente (31 pontos) perdeu a posição para o SC Braga (33 pontos), sendo agora 5.º. Quem está ali à espreita, em 7.º, é o Famalicão (29 pontos).
Em caso de vitória, famalicenses passam os gilistas, 'roubando-lhe' essa 5.ª posição.
Olá! Seja bem-vindo ao acompanhamento em direto do Gil Vicente-Famalicão da jornada 20 da Liga Portugal Betclic!