Regras impostas por Trump podem condicionar adeptos no Mundial
Milhares de adeptos podem ser impedidos de entrar nos Estados Unidos antes do início do Mundial 2026, devido às novas e rigorosas regras impostas pela administração de Donald Trump.
Jessie Chambers, especialista em turismo internacional e representante da plataforma Global Work & Travel, explicou que já há pessoas «a quem é recusada a entrada por coisas aparentemente triviais, uma publicação antiga nas redes sociais, um pequeno registo criminal ou um erro ao preencher o formulário de visto».
Por isso, acredita que uma ida a este Mundial deve ser tratado como «uma viagem de alto risco, não umas férias que se reservam à última da hora».
Revisão mais apertada «não é censura»
A partir de 2025, os oficiais de fronteira americanos podem verificar a atividade nas redes sociais de qualquer requerente de visto.
Publicações ofensivas, conteúdo político ou até piadas sobre segurança ou drogas podem levantar um alerta e bloquear o acesso.
«Não se trata de censura, mas de perceção. Os Estados Unidos querem saber exatamente quem entra no país num evento global de tal magnitude», explicou Chambers.
O Campeonato do Mundo decorrerá entre 11 de junho e 19 de julho de 2026, sendo coorganizado pelos Estados Unidos, Canadá e México.