Donald Trump, presidente dos Estados Unidos - Foto: IMAGO

Regras impostas por Trump podem condicionar adeptos no Mundial

A entrada no país pode ser recusada por publicações antigas nas redes sociais

Milhares de adeptos podem ser impedidos de entrar nos Estados Unidos antes do início do Mundial 2026, devido às novas e rigorosas regras impostas pela administração de Donald Trump.

Jessie Chambers, especialista em turismo internacional e representante da plataforma Global Work & Travel, explicou que já há pessoas «a quem é recusada a entrada por coisas aparentemente triviais, uma publicação antiga nas redes sociais, um pequeno registo criminal ou um erro ao preencher o formulário de visto».

Por isso, acredita que uma ida a este Mundial deve ser tratado como «uma viagem de alto risco, não umas férias que se reservam à última da hora».

Revisão mais apertada «não é censura»

A partir de 2025, os oficiais de fronteira americanos podem verificar a atividade nas redes sociais de qualquer requerente de visto.

Publicações ofensivas, conteúdo político ou até piadas sobre segurança ou drogas podem levantar um alerta e bloquear o acesso.

«Não se trata de censura, mas de perceção. Os Estados Unidos querem saber exatamente quem entra no país num evento global de tal magnitude», explicou Chambers.

O Campeonato do Mundo decorrerá entre 11 de junho e 19 de julho de 2026, sendo coorganizado pelos Estados Unidos, Canadá e México.