Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Gianni Infantino, líder máximo da FIFA
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Gianni Infantino, líder máximo da FIFA - Foto: IMAGO

Mundial 2026: FIFA responde a Trump e mantém as 16 cidades-sede escolhidas

Presidente dos Estados Unidos equacionou mudar as sedes democratas, alegando motivos de segurança. 

A FIFA referiu, esta quarta-feira, que espera que cada uma das 16 cidades anfitriãs do Mundial 2026 «esteja pronta», depois de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ter equacionado mudar as sedes em cidades controladas pelos democratas, alegando motivos de segurança. 

«Esperamos que cada uma das nossas 16 cidades anfitriãs esteja preparada para acolher com sucesso os eventos e cumprir todos os requisitos exigidos», apontou, em comunicado, um porta-voz do organismo. 

Na terça-feira, Donald Trump assegurou que Gianni Infantino, presidente da FIFA, não se oporia aos seus desejos, por mais do que uma vez assumidos. Entre os maiores municípios norte-americanos geridos politicamente por democratas, Los Angeles acolhe oito jogos, Boston sete e San Francisco e Seattle seis. 

«Se alguém fizer um mau trabalho e eu entender que há um problema de segurança, eu vou chamar o Gianni, o chefe da FIFA, que é formidável, e direi para transferir para outro local. E ele fará isso muito facilmente», assegurou Trump.  

A FIFA assumiu que «a segurança é a prioridade em qualquer evento organizado pela FIFA em todo o mundo», recordando que a mesma «é obviamente da responsabilidade dos governos, que decidem o que é do interesse da segurança pública». 

Gianni Infantino voltou a encontrar-se com Trump na segunda-feira, no Egito, no âmbito de um encontro de dirigentes políticos de todo o mundo para discutir o processo de paz em Gaza.  

Ao todo, 11 cidades norte-americanas devem acolher jogos do Mundial, entre 11 de junho a 19 de julho. A maior parte dos encontros do Mundial 2026, que também será organizado por Canadá e México, vai ser disputado nos Estados Unidos, que já acolheram a competição em 1994, então com 24 seleções, metade das que vão participar no próximo ano. 

Galeria de imagens 28 Fotos