Râguebi: Sexton chega aos 1009 pontos e é o melhor marcador irlandês

Ao segundo jogo no Campeonato do Mundo, a Irlanda explicou, de novo, porque é a número 1 do ranking mundial. Johnny Sexton, por seu lado, mostrou que não há limite de idade para bater recordes

Depois de ter esmagado a Roménia (82-8) no arranque do França-2023, a seleção irlandesa despachou, nesta noite de sábado, o Tonga (15.ª do ranking) com uns suficientes 59-16.

Oito ensaios marcados, quatro em cada uma das metades da partida (31-13 ao intervalo), num jogo em que Sexton, capitão do XV do trevo, entrou para o livro dos recordes irlandeses.

Ao concretizar o quarto toque de meta da Irlanda e respetivo ponto de bónus, Johnny Sexton, 38 anos, tornou-se o recordista de pontos com a camisola da seleção irlandesa vestida, ultrapassando Ronan O'Gara's. No jogo da fase de grupos contra Tonga acrescentou 16 pontos e elevou a fasquia pessoal para 1,090 pontos, mais sete que O'Gara.

«Não é sobre atingir objetivos pessoais, é sobre ganhar o próximo jogo e estamos contentes com o resultado esta noite contra uma a boa equipa de Tonga», afirmou após o jogo o antigo melhor jogador do mundo.

Antes da partida de sábado, em 114 internacionalizações, Sexton marcou 17 ensaios, 211 penalidades e 172 conversões.