«Queremos que o Sporting seja um estilo de vida»
André Bernardo, vice-presidente do Sporting, foi orador num painel sob o tema Futebol da nova geração: reinventando clubes globais para adeptos e a era digital, na Web Summit, que termina esta quinta-feira, na FIL, em Lisboa - evento que conta com mais de 70 mil participantes, mais de 2.500 startups a exibir produtos e serviços e mais de mil investidores -, onde também participaram o vice-presidente para a tecnologia do Galatasaray, Erdem Erkul, e o diretor do gabinete de inovação do Atlético de Madrid, Alejandro Ugarrio.
«Recentemente lançámos um plano estratégico para dez anos, no qual vemos o Sporting na intersecção de três ecossistemas: bem-estar, entretenimento e estilo de vida. Temos como missão assegurar que o clube seja, de forma estratégica, um pólo desportivo e de estilo de vida, em que, todos os dias, se possa levar a marca para todo o lado. É um ecossistema aberto e bidirecional», realçou o dirigente leonino.
«O Sporting é uma cultura. Vivemos e há uma ligação forte com esta causa. É uma relação bidirecional que tentamos estabelecer. Queremos que o adepto esteja no centro e participe neste ecossistema que queremos construir», acrescentou.
André Bernardo realçou lançamento recente — In My Boots é o novo formato em que os adeptos veem através dos olhos dos atletas, que utilizam uns óculos que permitem gravação — em que podem ver a perspetiva dos jogadores em certos momentos: «Isto é sobre identidade e autenticidade. Queremos que as pessoas saibam quem somos e criar um sistema à volta disso, de maneira a amplificar a marca. É o que penso que conecta as pessoas ao ecossistema. É a peça-chave para tudo.»
O vice-presidente da SAD leonina revelou, ainda, uma futura parceria com a empresa Shopify, empresa de comércio canadense com sede em Ottawa, Ontário, que desenvolve softwares de computadores para lojas online e sistemas de ponto de venda.
«Vamos lançar uma coisa chamada 'My Way', é a nossa música principal. Queremos que as pessoas façam as coisas à maneira delas, vão poder escolher as suas próprias coleções, a sua organização, as suas roupas. Vão ter direito de votar se querem a camisola A, B ou C», explicou.