Simão Sabrosa a festejar com Fabrizio Miccoli no Benfica - Foto: IMAGO

Quem marcou mais nas ligas 'top-5' sem troféus? Ex-Benfica e ex-Boavista em destaque

Miccoli e Hasselbaink nos 20 mais goleadores sem medalhas na Europa no século XXI, de acordo com a plataforma 'Transfermarkt'

A conquista da Bundesliga pelo Bayern, no passado domingo, significou o final da maldição de Harry Kane. Aos 31 anos, o avançado inglês finalmente conquistou um troféu e, com mais de 400 golos na carreira, deixou de ser um dos mais prolíficos artilheiros sem qualquer campeonato, taça ou medalha internacional. Mas Kane não era o único nas ligas maiores da Europa e a plataforma Transfermarkt juntou os 20 que mais marcaram em clubes das principais ligas sem ganharem qualquer prémio coletivo.

Alguns são até bem conhecidos do público português. Fabrizio Miccoli, que passou pelo Benfica entre 2006 e 2008 e marcou 19 golos de águia ao peito, jogou por Juventus, Fiorentina, Palermo e Perugia na Serie A. Pelos clubes do principal escalão italiano fez 119 golos sem nunca conquistar qualquer troféu. Jimmy Floyd Hasselbaink, que jogou no Boavista e no Campomaiorense, apontou, ao serviço de Leeds, Chelsea, Middlesbrough e Charlton, em Inglaterra, e Atlético Madrid, em Espanha, faturou em 124 ocasiões, mas sem medalhas.

Fabrizio Miccoli, ao serviço do Benfica (ASF/Miguel Nunes)

Terá Heung-min Son de olhar para o ex-colega?

A primeira medalha da carreira de Kane surgiu quase dois anos depois de sair do Tottenham, onde, entre 2011 e 2023, não conquistou qualquer prémio coletivo. No top-3 aparece o parceiro de ataque do inglês nos spurs: Heung-min Son, que jogou também em Hamburgo e Leverkusen, está há 11 anos em Londres e, mesmo depois de 222 golos apontados nestes três clubes, o sucesso não tem chegado. Pelo menos, a nível europeu, já que Son já levou a Coreia do Sul à conquista de uma Taça da Ásia.

É o terceiro jogador com mais golos em clubes das principais ligas da Europa sem ganhar campeonato, taça ou torneio continental no Velho Continente. À frente, só Di Natale, que jogou por Empoli e Udinese, com 247 golos, e Wissam Ben Yedder, que, em Toulouse, Sevilha e Mónaco, marcou em 259 ocasiões.

Veja os 20 maiores goleadores que nunca ganharam grandes troféus pelas equipas das ligas top-5:

Galeria de imagens 20 Fotos