Rui Costa, na tribunal presidencial, antes do início do jogo com o Real Madrid — Foto: Miguel Nunes
Rui Costa, na tribunal presidencial, antes do início do jogo com o Real Madrid — Foto: Miguel Nunes

Real Madrid desvaloriza incidente com Rui Costa

Ânimos aqueceram após o fim do jogo e presidente do Benfica foi filmado a discutir com alguém do clube espanhol. «Relação magnífica» entre os emblemas não foi beliscada e encarnados serão bem recebidos no Bernabéu

MADRID — As reações institucionais entre Benfica e Real Madrid não foram beliscadas pelo que aconteceu entre Gianluca Prestianni e Vinícius, nem pelo incidente após o jogo, no qual Rui Costa também esteve envolvido, garantiu a A BOLA fonte do clube espanhol. Os merengues entendem que a responsabilidade do que se passou no relvado é exclusiva do avançado argentino de 20 anos e justificam a tensão no túnel de acesso aos balneários com o nervosismo de quem lá estava.

A rádio espanhola Cadena Cope, no fim da partida, relatou um incidente a envolver Rui Costa e um elemento da comunicação do Real Madrid, César Nanclares. O Benfica, em publicação na conta da rede social X, defendeu ser «completamente falso e descabido aquilo que foi relatado sobre uma eventual confrontação entre Rui Costa e um elemento do Real Madrid», vincando: «Trata-se de uma acusação totalmente falsa e descabida.»

Em imagens da televisão CBS, que esperava jogadores e treinadores para as entrevistas rápidas, é possível ver, numa primeira fase, Rui Costa a falar com alguém, provavelmente do Real Madrid, mas sem sinais de animosidade. O guarda-redes Anatoliy Trubin até vai cumprimentar essa pessoa. Mais tarde, no mesmo vídeo, Rui Costa discute em voz alta com alguém. Guillem Balagué, em direto, refere que alguém do Benfica está a tentar aceder ao balneário do Real Madrid. A denúncia inicial falava ainda em confrontos e necessidade de separação, mas isso não fica claro nestas imagens.

Fonte do Real Madrid, contactada por A BOLA, considera que o que se passou «não tem importância alguma», reconhecendo, porém, que um segurança do Benfica não foi correto com um elemento da comitiva merengue. «As pessoas estavam nervosas pelo que aconteceu. Não há que dar importância a isso», acrescenta a mesma fonte, para quem o que se passou «não afetará a relação magnífica com o Benfica».

O Real Madrid «foi muito bem recebido» e promete «fazer o melhor possível para que também o Benfica se sinta bem» no Bernabéu. Para o clube espanhol outra coisa é o «erro grave» cometido por Prestianni. «Isso», assinala a fonte do Real Madrid, «não se pode tolerar». «Foi isso que aconteceu. Não tem nada a ver com a relação magnífica que temos com o Benfica

Os merengues, porém, estarão ao lado de Vinícius. «A bola está do lado da UEFA», assinala o Real Madrid, «todo o mundo viu o que aconteceu». Lamenta que se tenha assistido a um episódio «muito grave», quando todos os clubes e instituições estão empenhados em combater o racismo. Não irá comentar o que se passou, mas colaborará com a UEFA.

Galeria de imagens 15 Fotos

Os merengues acreditam que será possível provar as acusações feitas a Prestianni, recordam que Mbappé partilhou ter ouvido insultos e consideram que não poderá ficar tudo bem para o avançado argentino apenas porque tapou a boca com a camisola.