Domingos Castro com Salomé Afonso e Isaac Nader (DR)

«Que as medalhas da Salomé e do Isaac sejam o início de grandes feitos»

Domingos Castro, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, feliz com os êxitos dos dois atletas nos 1500 metros do Europeu de pista curta

Aí estão as primeiras grandes medalhas internacionais da presidência de Domingos Castro no atletismo português. Primeiro, na sexta-feira, foi Salomé Afonso a ganhar a prata nos 1500 metros do Europeu de pista curta, com a marca de 4.07,66 m, a apenas 42 centésimos de segundo da vencedora, a francesa Agathe Guillemot.

Salomé Afonso, pouco mais de 12 horas depois de ter conquistado a medalha de prata na final dos 1500 metros, alinhou na segunda das meias-finais dos 3000 metros, terminando no quarto lugar, em 9.08,46 minutos, qualificando-se para a final deste domingo.

Minutos depois, foi a vez de Isaac Nader, igualmente nos 1500 metros, chegar às medalhas, neste caso a de bronze, finalizando a prova em 3.37,10 m, batido apenas pelo norueguês Jakob Ingebrigtsen com 3.36,56 e pelo francês Azeddine Habz, com 3.36,92.

Isaac Nader e Salomé Afonso com Domingos Castro e Enrique Pascoal Oliva, treinador de ambos os medalhados (DR)

O presidente da FPA estava imensamente feliz pela conquista destas duas medalhas e, em conversa com A BOLA, assegurou que é este o caminho que sonha trilhar nos próximos anos: «Espero que, a médio prazo, o meio-fundo de Portugal possa voltar a conquistar ainda mais êxitos, sobretudo aqueles que já teve há algumas décadas. Temos outros atletas de eleição em disciplinas diferentes, mas acredito que estas duas medalhas, a da Salomé e a do Isaac, signifiquem o início de grandes feitos dos meio-fundistas portugueses em competições internacionais».