Jessica Inchude na final do lançamento do peso nos Europeus de pista curta Apeldoorn 2025

Europeus de Atletismo: quatro portugueses carimbam visto para a final

Salomé Afonso e Miguel Moreira, nos 3000 metros, e Jessica Inchude e Auriol Dongmo, no lançamento do peso, garantiram a qualificação para as finais das suas provas no domingo, em Apeldoorn 2025

Quatro atletas portugueses apuraram-se para finais este sábado, na jornada matinal do terceiro dia dos Europeus de pista curta, em Apeldoorn, nos Países Baixos. Salomé Afonso e Miguel Moreira, nos 3000 metros, Jessica Inchude e Auriol Dongmo, no lançamento do peso, garantiram a qualificação para as finais das suas provas, no domingo.

Nos 60 metros, Carlos Nascimento seguiu para as meias-finais. 

Salomé Afonso, pouco mais de 12 horas depois de ter conquistado a medalha de prata na final dos 1500 metros, alinhou na segunda das meias-finais dos 3000 metros, terminando no quarto lugar, em 9.08,46 minutos. 

Salomé Afonso nos 3000 metros

«Não dormi nada esta noite», referiu a atleta no final da sua prova. «Mas a motivação é a mesma, já fui medalhada, o meu sonho agora é desfrutar. Como não dormi isso refletiu-se na prova, estava bastante cansada e tive de dar um boost na parte final. Estava à espera de uma prova mais rápida, por isso, ser mais tática acabou por correr bem para mim», afirmou. 

Pouco depois, na qualificação do lançamento do peso, três portuguesas em competição. A campeã europeia em 2023, Auriol Dongmo, a regressar a estes palcos após longa paragem por lesão, Jessica Inchude, quarta classificada nos Mundiais no ano passado e finalista olímpica, e Eliana Bandeira. 

Jessica Inchude foi a melhor, conseguindo ficar apurada diretamente para a final ao seu segundo ensaio (18,85 metros, era pedido 18,80), terminando com a terceira marca da qualificação. 

«O objetivo foi cumprido, com uma boa marca, e isso deixa-me esperançada para amanhã, na final», referiu a atleta que, no lançamento da qualificação, deu um forte grito. «Teve de ser, pois não gostei nada do primeiro lançamento e teve de ser de raiva. Mas também não gostei do segundo, até fiquei surpreendida com o resultado», referiu. 

Auriol Dongmo apurada para a final do peso em Apeldoorn 2025

Logo atrás dela ficou Auriol Dongmo, que alcançou os 18,64 metros. Objetivo também cumprido, mas Auriol queria ter alcançado a qualificação direta. «Assim tive de ficar até ao fim. Não é fácil, mas amanhã vamos com tudo. Sinto-me bem, preparei-me mentalmente para enfrentar de forma diferente a final. Não é normal fazer bem o aquecimento e quando a competição começa eu vareio um bocado. Agora tenho de me concentrar nisso para amanhã ser diferente», referiu a atleta. 

As duas portuguesas voltam ao círculo de lançamentos para a final, no domingo, às 16h52 (em Lisboa). 

Fora da final ficou Eliana Bandeira, 10.ª classificada com 17,44 metros.  

O último a conseguir apuramento para uma final foi Miguel Moreira. O português conseguiu ser apurado para a decisão dos 3000 metros, com uma última volta rápida e um sprint para terminar a sua meia-final em sexto lugar (em 7.51,74 minutos). «Fiz o que tinha de fazer, o mínimo era ser sexto, consegui e estou feliz por isso. Agora na final, amanhã, é dar tudo de mim de novo. Espero que a final seja mais rápida para poder atacar o recorde nacional», afirmou. 

Na segunda das meias-finais, Duarte Gomes foi apenas 10.º classificado, em 7.55,24 m, e não obteve apuramento. 

Nos 60 metros, Carlos Nascimento correu para o segundo lugar e a qualificação para as meias-finais (a partir das 18h10, em Lisboa), cortando a meta em 6,61 segundos, recorde pessoal. 

Carlos Nascimentos nos 60 metros em Apeldoorn 2025

«O objetivo está cumprido e com recorde pessoal. Fiz uma boa partida, mas tive alguns erros na parte final. Agora, na meia-final desejo que tudo corra pelo melhor e, se conseguir corrigir os erros, quem sabe o que pode acontecer, até baixar dos 6,60 segundos, algo que persigo há muito», afirmou. 

Na quinta corrida desta primeira ronda alinhou Delvis Santos. O português terminou na oitava posição, com marca de 6,77 segundos, e ficou de fora das meias-finais.  

Esta tarde de sábado, às 17h40 é tempo da final do triplo salto masculino, com Tiago Luís Pereira. Às 18h10 começam as meias-finais dos 60 metros, com Carlos Nascimento (a final dos 60 metros também é este sábado, às 20h40). A final dos 400 metros, com João Coelho, está marcada para as 20h10.