Lando Norris, piloto da McLaren - Foto: IMAGO

Quando poderá Lando Norris sagrar-se campeão mundial?

Depois do fim de semana perfeito de Norris no Brasil, o piloto britânico tem agora o caminho livre para conquistar o título de campeão de F1

A vantagem que Lando Norris conquistou no topo da classificação geral, após um fim de semana perfeito no Grande Prémio de São Paulo, torna o britânico o principal favorito à conquista do título, a três rondas do final da temporada de 2025 da Fórmula 1.

Lando Norris (McLaren) reforça favoritismo à conquista do título Mundial de Fórmula 1 em 2025
Lando Norris (McLaren) reforça favoritismo à conquista do título Mundial de Fórmula 1 em 2025

O piloto da McLaren lidera com uma margem de 24 pontos sobre o seu colega de equipa, Oscar Piastri, enquanto o atual campeão mundial, Max Verstappen, se encontra a 49 pontos do líder. Com este atraso, Verstappen precisaria de um milagre para conquistar o seu quinto título consecutivo. A situação de Piastri não é muito diferente, considerando os resultados recentes do australiano. A questão que se coloca é: quando poderá Norris garantir o seu primeiro título mundial?

A matemática é clara: a consagração não poderá acontecer no Grande Prémio de Las Vegas, na próxima semana. Após a corrida na cidade americana, ainda estarão 58 pontos em disputa, e a vantagem máxima que Norris poderá alcançar será de 49 pontos. No entanto, o cenário muda no Catar, onde, teoricamente, o britânico poderá assegurar o título já na corrida sprint de sábado.

Lando Norris
Lando Norris

Para tal, Norris precisaria de ter uma vantagem de, pelo menos, 51 pontos sobre o seu perseguidor mais próximo após o sprint. Isto significa que, entre a corrida em Las Vegas e o sprint em Lusail, teria de ganhar um total de 27 pontos a Piastri, um cenário que parece pouco provável. Assim, a primeira oportunidade realista para Norris em 2025 surgirá durante a corrida principal do Grande Prémio do Catar. Após essa prova, bastará ao britânico liderar por 26 pontos para chegar à final da temporada, em Abu Dhabi, já como campeão do mundo.