Josué subiu com o Coritiba à Série A - Foto: Coritiba
Josué subiu com o Coritiba à Série A - Foto: Coritiba - Foto: IMAGO

Há novidades no acesso ao Brasileirão a partir desta época

Introduzido um 'play-off' na Série B, à semelhança do que acontece, por exemplo, no Championship inglês

O acesso à elite do futebol brasileiro vai sofrer alterações significativas, com a introdução de um play-off na Série B para decidir duas das quatro vagas de promoção. A medida, aprovada pelo Conselho Técnico da competição, entrará em vigor já nesta época, de 2026.

Com o novo regulamento, apenas os dois primeiros classificados do segundo escalão garantirão a subida direta à Série A do Brasileirão. As restantes duas vagas serão disputadas num sistema de eliminatórias a duas mãos entre as equipas que terminarem entre o 3.º e o 6.º lugar.

Os embates do play-off colocarão frente a frente o terceiro classificado contra o sexto e o quarto contra o quinto. Os vencedores de cada uma destas eliminatórias juntam-se aos dois primeiros da tabela e completam o quarteto de equipas promovidas ao principal escalão.

A alteração regulamentar foi aprovada de forma expressiva pelos clubes da Série B, com uma votação de 17 a favor e apenas três contra. Este modelo inspira-se em formatos já existentes em algumas das principais ligas europeias, como é o caso dos 'play-offs' de promoção da segunda divisão em Inglaterra (Championship) e em Espanha (Segunda División).