Vitrina do Rapid Viena dedicada ao Campeonato Alemão durante a Segunda Guerra Mundial e a bola do jogo da final do campeonato alemão no Estádio Olímpico, em 1941, contra o FC Schalke 04
Vitrina do Rapid Viena dedicada ao Campeonato Alemão durante a Segunda Guerra Mundial e a bola do jogo da final do campeonato alemão no Estádio Olímpico, em 1941, contra o FC Schalke 04 - Foto: IMAGO

Quando as fronteiras não contam, um clube austríaco pode ser campeão da Alemanha

Rapid Viena foi campeão em 1941 e venceu a Taça em 1938

Possivelmente não sabia que isto podia acontecer, mas passou-se mesmo na Alemanha – um clube campeão nacional proveniente de outro país. 

Infelizmente aconteceu num contexto dramático, de guerra, com o Rapid Viena/SK Rapid Wien, clube fundado em Viena em 1897, a vencer o campeonato alemão, em 1941, em plena II Guerra Mundial.

Ora, nessa altura as fronteiras estavam mudadas e os mapas desatualizados. Por isso, o contexto era sombrio:  após a anexação da Áustria pela Alemanha nazi, em 1938 (conhecido como Anschluss/anexação, em alemão), os clubes austríacos passaram a disputar competições alemãs. Os clubes foram integrados na estrutura do futebol alemão e passaram a competir na Gauliga (liga das regiões), nome que precede a Bundesliga, e vigorou até 1945.

Assim deu-se o caso de o Rapid se tornar campeão nacional alemão, depois de derrotar o Schalke 04 na final, por 4-3. O jogo teve lugar a 22 de junho no Estádio Olímpico de Berlim, perante 95 mil pessoas, e ficou conhecido como 'milagre de Berlim', pois o Rapid conseguiu recuperar de uma desvantagem de 0-3 para vencer, em cerca de meia-hora.

O Schalke, que tinha vencido cinco das sete finais anteriores e era o campeão em título, era o favorito, por isso foi sem surpresa que amealhou uma vantagem de 3-0, que ainda vigorava aos 60 minutos. Hinz fez o primeiro aos 5 minutos, Eppenhoff ampliou aos 8. Já no segundo tempo, Hinz marcou outro aos 58, altura em que começou a recuperação do Rapid - Schors reduziu aos 60, Binder fez depois hat-trick, marcando aos 62, 65 e 71.

Foi a segunda de três ocasiões em que um clube de Viena chegou à final, sendo o Rapid o único a vencer a competição. O Admira Wien tinha perdido a final de 1939 e o First Vienna FC viria a perder a de 1942. Os clubes austríacos participaram no sistema de ligas alemão entre 1938 e a rendição da Alemanha, em 1945.

Ao mesmo tempo, a Alemanha atacava à União Soviética, invandido o território soviético com a operação Barbarossa, e usava esta vitória para fins de propaganda - disse-se que a vitória do Rapid foi uma tentativa de provar que os povos estavam integrados, mas não foram encontradas provas de que o resultado tenha sido combinado.

De resto, em 1938, já tinha ganho também a Taça da Alemanha, e o First Vienna venceu-a em 1941.

O Rapid soma 32 títulos na Áustria, tendo primeiro sido em 1912, e 14 Taças. É ainda conhecido pela raça dos seus adeptos, que, nos últimos 15 minutos de cada jogo, batem palmas no mesmo ritmo, seja qual for o resultado.  

Ainda hoje o Rapid mantém os dois troféus na sua lista de palmarés.

Títulos do Rapid no site oficial