Quando as fronteiras não contam, um clube austríaco pode ser campeão da Alemanha
Possivelmente não sabia que isto podia acontecer, mas passou-se mesmo na Alemanha – um clube campeão nacional proveniente de outro país.
Infelizmente aconteceu num contexto dramático, de guerra, com o Rapid Viena/SK Rapid Wien, clube fundado em Viena em 1897, a vencer o campeonato alemão, em 1941, em plena II Guerra Mundial.
Ora, nessa altura as fronteiras estavam mudadas e os mapas desatualizados. Por isso, o contexto era sombrio: após a anexação da Áustria pela Alemanha nazi, em 1938 (conhecido como Anschluss/anexação, em alemão), os clubes austríacos passaram a disputar competições alemãs. Os clubes foram integrados na estrutura do futebol alemão e passaram a competir na Gauliga (liga das regiões), nome que precede a Bundesliga, e vigorou até 1945.
Assim deu-se o caso de o Rapid se tornar campeão nacional alemão, depois de derrotar o Schalke 04 na final, por 4-3. O jogo teve lugar a 22 de junho no Estádio Olímpico de Berlim, perante 95 mil pessoas, e ficou conhecido como 'milagre de Berlim', pois o Rapid conseguiu recuperar de uma desvantagem de 0-3 para vencer, em cerca de meia-hora.
Vcs sabiam que o Rapid Wien já foi campeão alemão? Foi em 1941, num período em que a Áustria havia sido anexada à Alemanha nazista.
— SPAC Fair Odds (@MetodoSPAC) June 18, 2022
A final da competição aconteceu justamente no dia que se iniciou a Operação Barbarossa, na qual os comandados de Hitler invadiram a União Soviética pic.twitter.com/8ztkhEjAyY
O Schalke, que tinha vencido cinco das sete finais anteriores e era o campeão em título, era o favorito, por isso foi sem surpresa que amealhou uma vantagem de 3-0, que ainda vigorava aos 60 minutos. Hinz fez o primeiro aos 5 minutos, Eppenhoff ampliou aos 8. Já no segundo tempo, Hinz marcou outro aos 58, altura em que começou a recuperação do Rapid - Schors reduziu aos 60, Binder fez depois hat-trick, marcando aos 62, 65 e 71.
Rapid Wien wurde 1941 deutscher Meister und hat somit mehr Meisterschaften als Bayer Leverkusen und RB Leipzig. pic.twitter.com/r0o9Kge4nd
— SkySportSVW (@SkySportSVW) August 24, 2022
Foi a segunda de três ocasiões em que um clube de Viena chegou à final, sendo o Rapid o único a vencer a competição. O Admira Wien tinha perdido a final de 1939 e o First Vienna FC viria a perder a de 1942. Os clubes austríacos participaram no sistema de ligas alemão entre 1938 e a rendição da Alemanha, em 1945.
Ao mesmo tempo, a Alemanha atacava à União Soviética, invandido o território soviético com a operação Barbarossa, e usava esta vitória para fins de propaganda - disse-se que a vitória do Rapid foi uma tentativa de provar que os povos estavam integrados, mas não foram encontradas provas de que o resultado tenha sido combinado.
De resto, em 1938, já tinha ganho também a Taça da Alemanha, e o First Vienna venceu-a em 1941.
MAP OF GERMAN CHAMPIONSHIP/BUNDESLIGA WINNERS!
— The European Football Express (@TheEuroFE) February 2, 2024
29 clubs have won a German Top Flight title, Bayern Munich with the most (33).
While SK Rapid Wien are the only club outside of Germany to have won the title back in 1941. They now play in the Austrian league system. pic.twitter.com/ovOMI1YumA
O Rapid soma 32 títulos na Áustria, tendo primeiro sido em 1912, e 14 Taças. É ainda conhecido pela raça dos seus adeptos, que, nos últimos 15 minutos de cada jogo, batem palmas no mesmo ritmo, seja qual for o resultado.
Ainda hoje o Rapid mantém os dois troféus na sua lista de palmarés.