Giorgi Kochorashvili em representação da seleção da Geórgia - Foto: IMAGO
Giorgi Kochorashvili em representação da seleção da Geórgia - Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Qualificação Mundial: Kochorashvili titular na primeira vitória da Geórgia

Médio do Sporting jogou 77 minutos na receção à Bulgária e esteve envolvido no terceiro golo dos georgianos

Depois de ter perdido o primeiro jogo da fase de qualificação para o Mundial 2026 (2-3 com a Turquia), a Geórgia voltou a jogar em casa e desta vez ganhou, diante da Bulgária, por 3-0, este domingo, em Tiblissi, numa tarde muito chuvosa.

Giorgi Kochorashvili foi novamente titular pela sua seleção, mas desta vez o médio do Sporting não cumpriu os 90 minutos, tendo sido substituído por Mamucashvili aos 77 minutos, numa altura em que o triunfo já não fugia. Nodar Lominadze, jogador do Estoril, foi suplente utilizado (entrou aos 83 minutos).

Sem surpresas, foi a estrela da equipa, Kvaratskhelia quem abriu o marcador em cima da meia-hora de jogo. Após um erro da defesa adversária, o jogador do PSG pegou na bola e só viu a baliza, cortando para dentro e rematando para o fundo das redes, mas contando ainda com uma pequena ajuda do guarda-redes, que podia ter feito muito melhor.

O segundo surgiu já muito perto do intervalo (44') e numa grande assistência de Davitashvili, que apanhou a linha defensiva do oponente em contra pé e deixou Gagnidze com tudo para aumentar a vantagem, e foi isso que fez, colocando a bola entre as pernas do guarda-redes.

Já o terceiro golo teve mesmo a participação do reforço de verão leonino: aos 65 minutos, Kochorashvili rematou para a defesa incompleta de Vutsov, após mais uma boa jogada coletiva, e Mikautadze chegou primeiro para a recarga. No entanto, a equipa de arbitragem assinalou fora de jogo, mas o VAR entrou em ação e validou o lance, não deixando mais dúvidas de quem seria o vencedor.

Os georgianos ainda continuaram ao ataque e podiam muito bem ter chegado ao 4-0, mas falharam inúmeras ocasiões claras de golo. Assim, subiram ao segundo lugar do Grupo E, à frente da Turquia devido à diferença de golos, mas os turcos ainda defrontam a Espanha este domingo. Por outro lado, os búlgaros são últimos do grupo com zero pontos, zero golos marcados e seis sofridos.