Superintendente Manuel Gonçalves, superintendente-chefe Luís Elias e subcomissária Ana Ricardo
Superintendente Manuel Gonçalves, superintendente-chefe Luís Elias e subcomissária Ana Ricardo

PSP tem preparada operação complexa para o dérbi

Os três cenários possíveis estão pensados ao pormenor, mas os planos são mantidos em segredo. Polícia pede desportivismo aos adeptos pois sábado será só, mais um jogo de futebol

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informou um pouco do muito que preparou para uma operação de segurança complexa, no dia do dérbi entre Benfica e Sporting, devido à possibilidade de ser atribuído o título de campeão nacional. Será por isso um sábado de alto risco, numa operação a nível nacional, e que envolverá diversas subunidades e comandos da PSP, incluindo nas autónomas da Madeira e dos Açores. 

Há várias semanas que tudo está em preparação, envolvendo reuniões com diversas entidades, nomeadamente com a Câmara Municipal de Lisboa, com as entidades de Proteção Civil, Bombeiros, Emergência Médica e, naturalmente, os clubes envolvidos.  

O policiamento irá iniciar-se com o acompanhamento dos adeptos do Sporting, desde Alvalade até à Luz, que se inicia pelas 15 horas e a partir desse momento haverá constrangimentos ao nível do trânsito. A PSP quer uma chegada atempada dos adeptos leoninos, e em segurança, cerca de hora e meia ou duas horas antes, para garantir que entrarão de forma pacífica e tranquila no estádio.  

O jogo inicia-se às 18 horas e nessa altura não será possível chegar ao Marques de Pombal pois na emblemática rotunda lisboeta estará a ser montada a logística necessária para a festa de campeão, se o jogo ditar que haverá festa. Tudo dependerá do desenrolar do jogo pois na eventualidade de ser o Benfica campeão haverá uma dinâmica e uma abordagem subsequente. Se o Sporting for campeão será diferente pois implicará a retirada em segurança dos cerca de 3 mil adeptos leoninos que vão estar na bancada da Luz e o regresso da comitiva leonina ao Estádio José de Alvalade, de onde partirá, como A BOLA oportunamente noticiou, para a festa. 

No cenário de haver um campeão a PSP apela aos adeptos que se comportem de forma ordeira, cumpram as ordens e as orientações que serão dadas pela polícia, que terá um dispositivo forte e adequado às situações. 

Está previsto é um policiamento dinâmico, em função da avaliação de riscos que será feita no final do jogo, pois as forças de segurança estão a contar com largas dezenas de milhares de pessoas para as celebrações de campeão quer seja este sábado, quer seja só após a última jornada, dia 17. 

A PSP alerta para seguintes constrangimentos: 

Condicionamentos de trânsito entre as 14h30 e as 16h00: 

Complexo Alvalade XXI (TV Compound); 

Rua Professor Fernando da Fonseca; 

Rua Professor Vieira de Almeida; 

Rua Professor Francisco Gentil; 

Rua Fernando Namora; 

Travessa da Luz; 

Estrada da Luz; 

2ª Circular; 

Avenida Condes de Carnide; 

Avenida Machado Santos; 

Complexo da Luz (TV Compound) 

 

Condicionamentos de trânsito após o final do jogo: 

Avenida Machado Santos; 

Avenida Condes de Carnide; 

2ª Circular; 

Estrada da Luz; 

Travessa da Luz; 

Rua Fernando Namora; 

Rua Professor Francisco Gentil; 

Rua Professor Vieira de Almeida; 

Rua Professor Fernando da Fonseca. 

Condicionamentos rodoviários a partir das 17h30 (existindo festejos, até ao final dos mesmos. Não existindo, estes condicionamentos terminam pelas 23h00): 

Túnel do Campo Grande, no sentido Campo Grande – Saldanha será encerrado à circulação de trânsito; 

Eixo Entrecampos/Marquês de Pombal (onde se inclui o corte na Rotunda de Entrecampos, Avenida da República, Praça Duque de Saldanha e Avenida Fontes Pereira de Melo); 

Eixo Praça de Espanha/Marquês de Pombal (Praça de Espanha e Avenida António Augusto Aguiar); 

Eixo Amoreiras/Marquês de Pombal (Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, onde se inclui o corte e isolamento do túnel do Marquês e Rua Joaquim António de Aguiar); 

Eixo Restauradores/Marquês de Pombal (Praça dos Restauradores e Avenida da Liberdade). 

 

A partir das 17h30 estarão encerradas as estações do Metropolitano: 

  • Parque 

  • Avenida da Liberdade 

  • Picoas 

  • Marquês de Pombal 

E se houver campeão no sábado a entrada no recinto das celebrações, na Praça do Marquês de Pombal, começará a ser feito através de controlo, às 20h30. Os acessos serão feitos por: 

Avenida António Augusto Aguiar; 

Avenida Fontes Pereira de Melo; 

Rua Martens Ferrão; 

Avenida Duque de Loulé; 

Avenida da Liberdade; 

Rua Braamcamp. 

Sugestão de vídeo: