PSG propõe a Luis Enrique a renovação do contrato até 2030
O PSG já iniciou conversações para prolongar o contrato do treinador Luis Enrique até 2030. Os parisienses estão confiantes, mas o técnico espanhol é cobiçado por vários emblemas, nomeadamente em Inglaterra.
Em dois anos e meio no comando do PSG, Luis Enrique tornou-se a figura central do departamento desportivo do clube, detendo plenos poderes. A direção do emblema da Cidade-Luz, ciente da sua importância, avançou com as negociações para um novo vínculo um ano e meio antes do término do contrato atual, que expira em junho de 2027, numa clara demonstração de que pretende segurar o timoneiro.
Conforme avançado pelo Le Parisien e confirmado pelo L'Équipe, o objetivo é estender a ligação até 2030. Fontes do clube garantem que as primeiras conversas decorrem num ambiente sereno e que o processo deverá ser concluído atempadamente, idealmente antes do final da temporada.
A pressa justifica-se pelo receio da concorrência, pois deixar o treinador entrar no último ano de contrato poderia atrair propostas de outros gigantes europeus, especialmente após a conquista do título europeu e a forma como reorientou o projeto do PSG.
Clubes ingleses atentos
O sucesso do antigo selecionador espanhol não passou despercebido, e vários clubes em situações complexas veem nele o homem capaz de operar milagres. No entanto, apesar do forte interesse vindo de Inglaterra, a tendência aponta para a sua permanência em França. Para Luis Enrique, de 55 anos, o mais importante é sentir que o clube continua na direção certa, algo que, para já, se verifica em Paris.
Em janeiro de 2025, aquando da primeira renovação, o técnico abordou a questão da longevidade. «Ficar 10 anos? Espero que sim, mas a realidade é que é muito difícil permanecer tantos anos num clube de topo. Com base na duração das minhas passagens por clubes anteriores, não fiquei mais de quatro anos. Precisei de recarregar energias porque a energia esgota-se. Mas aqui é um projeto totalmente diferente. Sinto-me muito bem, estou muito confortável. Seria fantástico que a minha aventura aqui durasse dez anos», afirmou na altura.
Caso permaneça na próxima época, Luis Enrique será o primeiro treinador da era QSI (Qatar Sports Investments) a cumprir mais de três temporadas. Atualmente, soma 948 dias e 151 jogos no comando da equipa. O recorde neste período pertence a Laurent Blanc, com 1093 dias e 173 jogos entre 2013 e 2016, marcas que o espanhol pode superar ainda esta temporada.
Com a renovação, o técnico ficaria ainda mais perto de outros recordes históricos do clube, superando nomes como Georges Peyroche, Robert Vicot, Just Fontaine e o português Artur Jorge. Faltam-lhe também apenas 30 jogos para igualar o seu recorde pessoal de partidas no comando de uma equipa, estabelecido no Barcelona com 181 jogos entre 2014 e 2017.