Líder dos árbitros desvaloriza críticas do Benfica e deixa recados
Luciano Gonçalves desvalorizou as críticas dirigidas por Bruno Lage e Mário Branco, diretor-geral do Benfica, à árbitragem do duelo das águias em Alverca, disputado no domingo. Em entrevista à Antena 1, o presidente do Conselho de Arbitragem defendeu que as declarações proferidas no Ribatejo têm «justificações internas» mas que não disseram respeito à atuação «muito positiva» da equipa de arbitragem chefiada por José Bessa.
Luciano Gonçalves frisou que «todos os clubes foram informados» sobre os critérios de arbitragem para a presente temporada e desvalorizou as críticas da estrutura encarnada. «Não é por alguém não ter entendido as nossas mensagens que vamos alterar a estratégia. Não é um tema com o qual esteja preocupado. Cada diretor saberá a sua estratégia. O immportante é seguir a nossa linha que maior abertura com os clubes e com todos os invervenientes», salientou.
O dirigente reforçou a disponibilidade para prestar qualquer esclarecimento a todos os clubes sobre os critérios de nomeações ou as leis de jogo aplicadas dentro da quatro linhas de forma a que «a arbitragem não se esconda».
«Estamos a fazer o o maior investimento que já foi feito na arbitragem», garantiu o dirigente, focado na melhoria dos quadros da arbitragem e na aplicação uniforme dos critérios. Luciano Gonçalves pediu ainda que fossem dadas «condições de tranquilidade» aos árbitros lusos ao longo da época.
O líder do conselho de arbitragem aponta à presença de árbitros lusos no Campeonato do Mundo de 2026. «Ficarei frustrado se isso não acontecer, é para isso que trabalhamos. Não nos podemos esquecer que só vão estar presentes nove árbitros europeus, mas será frustrante para mim e para a minha equipa caso não aconteça», admitiu.
Arbitragem do clássico destacada
A exibição de João Gonçalves na estreia em clássicos foi muito elogiada por Luciano Gonçalves. O presidente do conselho de arbitragem considera que o árbitro da AF Porto «foi uma aposta ganha». «Gostei muito. Demonstrou que é um árbitro com muitas capacidades e de futuro. Como o João Gonçalves vamos ter outros que vão ter a oportunidade de apitar clássicos, derbys e jogos a envolver os principais clubes.»
Luciano Gonçalves afirmou que todos árbitros têm de estar em condições de apitar «qualquer tipo de jogo». Caso contrário, «não podem estar nos campeonatos profisisonais».