Presidente do Bayern rendido a Kompany após conferência marcante: «Ganhámos a lotaria»
Herbert Hainer, presidente do Bayern de Munique, elogiou o treinador Vincent Kompany, após um emotivo discurso do técnico belga sobre o racismo, em que ocupou 12 minutos da conferência de imprensa. Hainer descreveu a intervenção como «inteligente, bem ponderada e certeira», acrescentando que o treinador «despertou muitas pessoas, mas também deu muita coragem».
Em declarações ao canal Sport1, o dirigente não poupou elogios. «Vincent Kompany não é apenas um tipo fantástico dentro do campo, mas também fora dele, faz-nos muito bem. Ganhámos a lotaria com ele», afirmou Hainer.
O motivo dos elogios foi uma declaração de doze minutos proferido por Kompany na manhã de sexta-feira, no final da conferência de imprensa, em que passou de alemão para inglês para abordar o incidente ocorrido no jogo da UEFA Champions League entre o Benfica e o Real Madrid.
Vinícius Júnior, do Real Madrid, queixou-se ao árbitro Francois Letexier de um alegado insulto racista por parte de Gianluca Prestianni, jogador do Benfica. Segundo a queixa, Prestianni terá chamado «macaco» ao jogador brasileiro. Durante a discussão verbal, o jogador do Benfica puxou a camisola sobre a boca e o nariz.
No seu discurso, Kompany criticou as justificações de José Mourinho, abordou a complexidade da situação - tanto atual como nos anos 60, enquadrando a referência a Eusébio - e apelou à reflexão.
«É um tema difícil. Se for verdade que o jogador do Benfica disse aquilo, eu gostaria que houvesse espaço para um pedido de desculpas. Ninguém no mundo é perfeito. Mas estamos a privar-nos dessa opção. Há sempre apenas esquerda e direita, preto e branco», lamentou o treinador do Bayern.
Artigos Relacionados: