CBF exige punição exemplar no caso Vinícius Jr.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) exigiu, em cartas enviadas esta quinta-feira à FIFA e à UEFA, uma punição exemplar para os envolvidos num novo caso de racismo contra o avançado Vinícius Jr. A entidade brasileira pede uma «investigação minuciosa» para identificar e punir os responsáveis pelo ato alegadamente racista que aconteceu na última quarta-feira, no Estádio da Luz, para a Liga dos Campeões.
Na sequência da denúncia, o árbitro ativou o protocolo de racismo e interrompeu a partida por cerca de dez minutos, período durante o qual se instalou uma confusão generalizada no relvado entre jogadores e equipas técnicas.
Nos documentos oficiais, assinados pelo presidente, Samir Xaud, a CBF solicita que a UEFA «leve em consideração o testemunho da vítima e das pessoas presentes, para identificar e punir de maneira exemplar os envolvidos no episódio». A confederação lembrou ainda à UEFA os seus próprios estatutos, nomeadamente o artigo 2, que visa promover o futebol sem discriminação, e o artigo 7, que obriga o organismo a implementar medidas eficazes para punir ofensas raciais.