Liga e APAF reuniram-se esta manhã - Foto: Liga Portugal
Liga e APAF reuniram-se esta manhã - Foto: Liga Portugal

Presidente da Liga reuniu-se com a APAF

Reinaldo Teixeira mostrou-se disponível para «garantir a estabilidade necessária no seio dos árbitros». APAF destacou «sentimento de impunidade» e apresentou alterações ao regulamento disciplinar para a próxima época

O presidente da Liga Portugal, Reinaldo Teixeira, recebeu a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol na manhã desta quarta-feira. A APAF, representada pelo líder José Borges, solicitou o encontro para discutir o «ambiente crítico vivido face às arbitragens» e entregar uma proposta de alterações no regulamento disciplinar das competições profissionais para a próxima época.

Em comunicado, a APAF revelou que frisou a «escalada do número de episódios de pressão sobre os árbitros» e que foi discutido «o sentimento de impunidade que existe no futebol português em geral, com vários agentes a recorrerem, frequentemente, a um discurso ofensivo do carácter dos árbitros, sem serem devidamente penalizados».

A reunião aconteceu no rescaldo da 11.ª jornada que ficou marcada pelos protestos do Benfica face à exibição do árbitro principal Gustavo Correia e do VAR João Bento no duelo diante do Casa Pia (2-2). As duras críticas de António Silva e o comportamento de Mário Branco no final da partida precipitaram uma participação da APAF contra o defesa central e a abertura de uma participação disciplinar ao diretor-geral.

A Liga destacou a disponibilidade de Reinaldo Teixeira para, juntamente com a APAF e o Conselho de Arbitragem da FPF «garantir a estabilidade necessária no seio dos árbitros e salvaguardar a qualidade do serviço de arbitragem que é prestado às competições profissionais».

A APAF já se tinha reunido de urgência com carácter de urgência com a Federação Portuguesa de Futebol na última sexta-feira, na antecâmara da 11.ª jornada da Liga.