Presidente da FIFA promete levar um Mundial para a Bolívia
Gianni Infantino, presidente da FIFA, surpreendeu ao prometer levar uma edição de um Mundial para a Bolívia. O anúncio foi feito pelo líder máximo do organismo que rege o futebol mundial durante uma visita a La Paz, em comemoração do centenário da Federação Boliviana de Futebol (FBF).
«Vamos trazer um Campeonato do Mundo para cá, claro, é evidente. Vamos ver, vamos conversar sobre qual Mundial é que estamos a falar», referiu, sem especificar a data, nem a categoria do torneio.
Infantino esteve acompanhado por Alejandro Domínguez, presidente da CONMEBOL, e Rodrigo Paz, recém-eleito presidente da Bolívia. Apesar da promessa, a escolha das sedes do Mundial seguem um processo formal, com uma votação entre mais de 200 federações filiadas na FIFA.
Um dos principais desafios para tornar a promessa em realidade é a altitude. La Paz está localizada a 3.650 metros acima do nível do mar. Essa condição causa dificuldades respiratórias a atletas que não estão acostumados a jogar em grandes altitudes.
A Bolívia vai jogar a repescagem para o Mundial 2026 em março, depois de ter terminado o apuramento sul-americano no sétimo lugar.