Portugal atropela México e segue em frente no Mundial
Portugal derrotou o México por 5-0, em jogo dos oitavos de final do Mundial sub-17, esta quarta-feira, em Doha, no Qatar. Os golos de Portugal foram anotados por Rafael Quintas, Anísio Cabral, Zeega, Miguel Figueiredo e João Aragão.
O jogo até começou equilibrado, com o México a jogar em cima da baliza lusitana, nos primeiros minutos. Depois, Portugal foi crescendo, e conseguiu afirmar-se na partida.
Os comandados de Bino Maçães souberam aproveitar os erros do México - mais concretamente de José Navarro, o grande protagonista do primeiro tempo.
Foi o defesa que fez a falta sobre Duarte Cunha, dentro da própria área, que deu a grande penalidade a Portugal aos 13 minutos, convertida em golo por Rafael Quintas.
Depois, na área contrária, o mesmo jogador acabou por ser expulso aos 35', depois de dar uma cotovelada a Bernardo Lima, num lance ofensivo do México.
Na segunda parte, Portugal continuou, expetavelmente, por cima. O 2-0 apareceu logo ao minuto 47, pelo suspeito do costume... Anísio Cabral - o melhor marcador da competição. Zeega aproveitou um mau posicionamento da defesa mexicana e isolou o número 9 das quinas, que fintou o guarda-redes e empurrou para a bola para dentro da baliza.
Após o 2-0, Portugal baixou o ritmo, passando por alguns momentos de aparente desconcentração, perante um México que, por seu turno, se demonstrava incapaz de ferir a formação das quinas.
Ainda assim, sempre que Portugal chegava perto da baliza de Santiago Lopez fazia tremer os mexicanos; e o verdadeiro atropelo chegou na reta final do jogo.
Os últimos 10 minutos foram de massacre total para os mexicanos: golo aos 81', 83' e 85'. Primeiro Zeega, depois Miguel Figueiredo e, por último, Yoan Pereira.
Depois de um momento de maior apatia, ao longo de grande parte do segundo tempo, as substituições feitas por Bino Maçães parecem ter surtido efeito para voltar a acordar a equipa.
O México acabaria o jogo com apenas 9 jogadores, após a expulsão do seu guarda-redes. Aos 88', João Aragão ia isolado e Santiago Lopez 'varreu' o português, a meio do meio campo ofensivo de Portugal.
1, 2, 3, 4, 5. Com a mão bem aberta e cheia de golos, Portugal diz «olá» aos quartos de final do Mundial sub-17 - onde espera pelo vencedor do jogo entre Suíça e Irlanda.