Portugal aponta à Final 6 da Liga Europeia
A Seleção Nacional masculina de voleibol já tem definido o seu calendário para a reformulada Liga Europeia de 2026. Esta competição assume um papel de relevo, sucedendo à Golden e à Silver League, constituindo a principal via de apuramento para o Campeonato da Europa de 2028 (EuroVolley) - atribuindo quatro vagas na edição de 2026 e mais quatro na de 2027 -, o que lhe confere importância inédita.
A nova Liga Europeia é constituída por Fase de Grupos (League Round) dinâmica, na qual cada equipa será anfitriã de um torneio de três dias e disputará mais duas rondas fora de casa (a disputar em datas alternadas, entre 5 e 21 de junho), apurando seis seleções para a Fase Final (Final 6), que decorrerá de 1 a 5 de julho.
Portugal, que já venceu a Liga Europeia masculina em 2010, arranca a sua jornada na Dinamarca e, em seguida, será anfitrião de um dos 24 torneios da Fase de Grupos.
O selecionador nacional, João José, sublinha a importância estratégica da competição: «O nosso objetivo para esta Liga Europeia passa por continuar a desenvolver um trabalho sólido de crescimento da nossa seleção e consolidar a nossa posição no voleibol internacional. Queremos alcançar a Final 6, pois esse patamar permite-nos lutar por um lugar entre os quatro primeiros, que neste novo formato garantem a qualificação direta para o Campeonato da Europa de 2028.»
João José reconhece o desafio, mencionando «a evolução de seleções», como a da Dinamarca, e a «experiência internacional» de Montenegro». Contudo, acredita que «este ambiente de exigência é fundamental para o crescimento da sua própria equipa». O selecionador destaca ainda que cada resultado é fundamental para as ambições da seleção, dado o impacto no ranking europeu para o próximo Mundial: «Atingir estes objetivos é também determinante numa perspetiva futura, uma vez que, após o Europeu 2026, eventualmente será fechado o ranking que define as seleções presentes no próximo Mundial, em 2027. Cada resultado nesta competição é, por isso, fundamental para o trajeto e ambição da nossa seleção.»
OBJETIVO: EUROVOLLEY 2028
A Seleção Nacional feminina também já conhece o caminho que terá de percorrer na Liga Europeia 2026 (ver quadro). Portugal é o primeiro anfitrião da Fase de Grupos (24 torneios) que, à semelhança da competição masculina, qualifica as primeiras seis equipas para a Fase Final, em que serão decididas as primeiras vagas de qualificação para o EuroVolley 2028.
Para o selecionador Hugo Silva, o próximo ano será de grande exigência, mas também de oportunidades ímpares para o desenvolvimento da equipa. «Será um ano difícil, mas que poderá expor as verdadeiras campeãs que há em cada uma das atletas», afirma. «A nova competição europeia coloca-nos perante um cenário inédito: um nível competitivo mais elevado e adversários de estatuto variado. O grupo apresenta-se desafiador, com três grandes testes: Hungria, Roménia e Grécia»
Hugo Silva sublinha que é este nível de oposição que o voleibol feminino português precisa para crescer e alcançar o seu grande objetivo: a participação na final do Europeu de 2028. «Não tenho dúvidas de que a conjugação destas duas competições em 2026 constituirá o desafio mais difícil de sempre para o voleibol feminino português».
Calendário da Liga Europeia 2026 masculina
Fase de Grupos
- 1.º Torneio 6 (5-7 de junho): Dinamarca (organizador), Islândia e PORTUGAL
- 2.º Torneio 15 (12-14 de junho): PORTUGAL (org.), Letónia e Montenegro
3.º Torneio 24 (19-21 de junho): Azerbaijão (org.), PORTUGAL e Hungria
- Final 6: Melhores seis seleções da Fase de Grupos (1 a 5 de julho)
Calendário da Liga Europeia 2026 feminina
Ronda Preliminar (29-31 maio)
Torneio com Dinamarca, Luxemburgo, Albânia e Lituânia: Vencedor apura-se para a Fase de Grupos.
Fase de Grupos
1.º Torneio 5 (5-7 de junho): PORTUGAL (organizador), Macedónia e Hungria
2.º Torneio 15 (12-14 de junho): Grécia (org.), PORTUGAL e Kosovo
3.º Torneio 17 (19-21 de junho): Vencedor da Ronda Preliminar (org.), Roménia e PORTUGAL
Fase Final
Final 6: 1 a 5 de julho