Samy Merheg, à esquerda na imagem, num jogo pela seleção do Líbano - Foto: Imago
Samy Merheg, à esquerda na imagem, num jogo pela seleção do Líbano - Foto: Imago

SC Braga: Quem é Samy Merheg? Um craque com pressa para crescer e faro para o golo

Nascido na Colômbia, aos 17 anos fez a estreia pela equipa principal do Deportivo Pereira e, logo depois, pela seleção principal do Líbano, país do pai. Mãe é política e antiga jogadora de voleibol e é sobrinho de um ex-internacional cafetero. Assinou recentemente pela Gestifute, de Jorge Mendes

O SC Braga está prestes a reforçar o seu plantel com a contratação de Samy Merheg Enciso, avançado colombiano de 19 anos, mas internacional pelo Líbano, que promete ser uma aposta de futuro. Com 1,85 metros de altura, destro e com um faro de golo, Merheg construiu um percurso promissor desde a sua estreia profissional, no Deportivo Pereira, onde marcou oito golos em 29 jogos, em 2025. A BOLA faz uma viagem ao passado deste jovem que cedo que emancipou e que aos 17 anos já dava nas vistas como profissional.

Filho de Juliana Merheg, antiga jogadora de voleibol e figura política em Risaralda, e sobrinho de Leonardo Enciso, ex-avançado internacional sub-23 pela Colômbia, cresceu num ambiente ligado ao desporto. A sua estreia no futebol profissional aconteceu a 17 de fevereiro de 2024, quando, com 17 anos e 2 meses, foi titular pelo Deportivo Pereira, na 7.ª jornada da liga colombiana, frente ao Independiente Santa Fe.

Sob o comando de Leonel Álvarez, tornou-se o quarto jogador a estrear-se profissionalmente pelo clube em 2024 e entrou para a história como um dos nove mais jovens a fazê-lo na I Divisão (ou Divisão A) colombiana.

No entanto, o percurso de Merheg no Deportivo Pereira foi interrompido em outubro, quando rescindiu contrato devido a atrasos salariais e à crise financeira que afeta o clube. Representado pela Gestifute, agência de Jorge Mendes, tornou-se agente livre.

Além do destaque a nível de clube, começou a dar os primeiros passos no futebol internacional fora da Colômbia, ao aceitar representar a seleção A do Líbano, país do seu pai, Habib Merheg. A estreia oficial aconteceu quando ainda tinha 17 anos, 11 meses e 8 dias, a 14 de novembro de 2025, numa partida de preparação contra a Tailândia: entrou aos 82 minutos. Desde aí somou seis golos em oito aparições.