Tiago Fernandes, treinador do Portimonense
Tiago Fernandes, treinador do Portimonense - Foto: IMAGO

Portimonense deu pontapé na crise e deixa Chaves a marcar passo (vídeo)

Algarvios voltam a vencer na Liga 2, quase três meses depois. Flavienses podem ser ultrapassados no terceiro posto. Alexandre Abel marcou o golo que fez a diferença

Nove jogos depois o Portimonense voltou a vencer na Liga 2. Foi a 27 de setembro o último triunfo dos algarvios na competição, em Viseu (3-2), que ganham novo fôlego na luta pela manutenção. Alexandre Abel (48’) apontou o golo do triunfo (1-0) em Chaves e que interrompeu a série de cinco jogos consecutivos dos flavienses sem perder.

A primeira metade foi muito fechada, com escassas situações para alterar o marcador, com os dedos de uma só mão a serem suficientes para as contabilizar. O Chaves teve os seus momentos aos 25 e 27 minutos, primeiro num remate rasteiro cruzado de João Teixeira que levou a bola ao poste direito e voltaram a replicar situação semelhante, mas foi assinalada posição irregular de Reinaldo. Aos 41’ João Teixeira foi primoroso a colocar a bola nas costas da defesa algarvia, onde surgiu Tiago Almeida solto, mas sem conseguir desviar.

O Portimonense ameaçou aos 35’ por Mamede num remate forte de meia distância ao lado e adiantou-se no início da segunda metade, por Alexandre Abel (48’) que desviou de cabeça um livre de Mamede.

Em vantagem, os algarvios cerraram fileiras e trancaram a preciosa vantagem, resistindo à pressão do Chaves para evitar a derrota. Reinaldo (58’) de longe viu Cibois desviar com uma palmada, Roberto (65’), de cabeça, desviou por cima, Esajas, na área, atirou para defesa de Cibois (68’), Carraça (70’) colocou a bola nos ferros num canto, acertando na intercessão entre a barra e o poste esquerdo. Mas a melhor oportunidade para alterar os números finais do marcador pertenceu ao Portimonense, quando Tamble Monteiro, solto na área, atirou por cima.