Charles foi titular no campeonato, cinco meses depois - Foto: Hugo Delgado/LUSA
Charles foi titular no campeonato, cinco meses depois - Foto: Hugo Delgado/LUSA

Charles voltou… e a luz do 'Castillo' apagou

Guardião brasileiro não jogava desde que foi herói na Taça da Liga. Contra o Moreirense, mandou colombiano para o banco, fez uma defesa importante para segurar a vitória em tempo de compensação e um segundo depois… os holofotes do estádio foram abaixo

O herói da Taça da Liga voltou à titularidade da baliza vimaranense, no dérbi da última sexta-feira, contra o Moreirense (1-0). Após levar o Vitória de Guimarães à glória, com duas exibições monstruosas, no início de janeiro, na Allianz Cup - na meia-final contra o Sporting (2-1) e na final frente ao SC Braga (2-1), onde defendeu um penálti aos 90+11' para levar o troféu para o castelo -, Charles foi relegado para o banco de suplentes na retoma do campeonato.

No início da época até parecia que o guarda-redes, a cumprir o terceiro ano de D. Afonso Henriques ao peito, tinha o lugar cativo entre os postes vitorianos, tendo sido titular nas quatro primeiras jornadas do campeonato. Porém, entre 30 de agosto e 30 de janeiro (precisamente, cinco meses), não mais voltou a jogar na competição, enquanto Castillo se tornou indiscutível para Luís Pinto.

Desde agosto, Charles tinha voltado a jogar apenas nas taças - mas nem sempre, já que Castillo foi o escolhido para alinhar nos quartos de final da Taça da Liga, contra o FC Porto (3-1), no Dragão.

Charles voltou mais a sério no início de janeiro e, depois de ter sido uma das figuras de grande destaque na final four da Allianz Cup, até se pensava que tinha ganho prioridade em relação ao seu concorrente para a posição. Só que... Luís Pinto não foi de invenções e voltou a entregar as chaves da baliza ao guardião colombiano - que não soube, no entanto, trancá-la da melhor maneira. Os minhotos perderam os dois jogos que realizaram, imediatamente a seguir consagração de Campeões de Inverno, nos quais sofreram cinco golos: FC Porto (0-1) e Estoril (2-4).

Adeus, holofotes do 'Castillo'

Na última sexta-feira, Luís Pinto decidiu, sim, surpreender e fazer regressar Charles à titularidade e... a formação da cidade-berço voltou a não sofrer golos, seis jogos depois.

Com o jogo em 1-0 e em período de descontos, Charles segurou, de forma decisiva, um remate de Yan Maranhão e, passado um segundo,… as luzes do estádio D. Afonso Henriques foram abaixo. Coincidência ou não, o que é certo é que o guardião brasileiro fez uma bela exibição e, com isto, poderá ter provocado mesmo um apagão, mas... a Castillo.