Tottenham ocupa, atualmente, o 16.º lugar da Premier League
Tottenham ocupa, atualmente, o 16.º lugar da Premier League - Foto: IMAGO

Político sueco usa Tottenham como mau exemplo de resultados

Spurs estão no fundo da tabela classificativa

Mikael Damber, político sueco, comparou a gestão económica do governo ao desempenho do Tottenham, afirmando que a Suécia corre o risco de se tornar spursy, termo associado a oportunidades desperdiçadas.

A crítica partiu de Mikael Damberg, do Partido Social-Democrata da oposição, que foi ministro das Finanças do país entre outubro de 2021 e novembro de 2022, durante um debate.

«Penso naturalmente no Tottenham, também conhecido como spurs. É um dos clubes mais distintos e ricos de Inglaterra, com um estádio enorme e uma base de adeptos grande e dedicada - tudo para ser considerado uma equipa de topo», começou por dizer.

No entanto, Damberg rapidamente apontou as falhas do clube da Premier League para traçar um paralelo com a economia sueca: «Apesar disto, o Tottenham encontra-se em crise. Luta na parte inferior da tabela, apenas alguns pontos acima da zona de despromoção. Não por falta de recursos ou vantagens, mas porque desperdiçou oportunidades.»

Mikael Damberg do Partido Social-Democrata - Foto: Facebook

Foi então que introduziu o termo depreciativo: «Ao clube foi dado o nome de spursy, que é quando se tem oportunidades, mas não se obtêm resultados. Senhora presidente, é precisamente assim que o ministro das Finanças está a gerir a economia sueca.»

Damberg concluiu a intervenção com um aviso claro: «A Suécia tem o poder, a capacidade e os recursos. Temos as empresas, a mão de obra e as capacidades de inovação. Existem condições para a economia sueca prosperar. O governo arrisca-se a tornar a Suécia spursy. Isso não pode ser. A Suécia não pode ter o desempenho do Tottenham.»

O Tottenham ocupa atualmente o 16.º lugar da Premier League, apenas cinco pontos acima da linha de água, depois de ter terminado a época passada na 17.ª posição.

O clube prepara-se agora para defrontar o líder e rival Arsenal, no domingo, no primeiro jogo sob o comando do treinador interino Igor Tudor, que sucedeu a Thomas Frank após um início de ano desastroso.