Mundial
Mundial
Polémica com Doku: apresentadora pede desculpa
Novo capítulo na novela Doku. Na passada sexta-feira, dia 19 de junho, France Pierron, apresentadora francesa do canal La Chaine L'Équipe, proferiu declarações infelizes ao defender que participar num Mundial de futebol é mais importante do que assistir ao nascimento de um filho, descrevendo o momento como «nojento».
Essas palavras foram motivadas pela recente declaração de Jérémy Doku, internacional pela Bélgica, que afirmou a sua intenção de regressar a Inglaterra para estar presente no parto da sua mulher Shireen, mesmo que isso significasse abandonar a competição durante os quartos de final do Mundial.
«O pai não serve para nada, só para segurar a mão e tirar fotos. O teu bebé estará sempre lá. Vais fazer 20 horas de viagem. Vais sair completamente do teu Mundial. Ficarás exausto com a emoção e não podes falhar um Mundial. Há pessoas que talvez tenham pedido um empréstimo, sacrificaram tudo para vir ver o jogo. E tu não vais para cortar um cordão umbilical», disse, na altura.
Entretanto, a apresentadora já se explicou e o grupo de comunicação social L'Équipe emitiu um comunicado este domingo no qual se demarca e pede desculpa pelos comentários proferidos da franecsa, que causaram uma indignação mundial. Na nota oficial, o grupo afirma que se «dissocia destes comentários, muito distantes dos valores do Grupo», e apresenta um pedido de desculpas «ao futebolista em causa e, de forma mais geral, a todo o seu público».
«Estava a expressar uma opinião pessoal no âmbito de um debate. Estas observações são exclusivamente minhas e não refletem, de forma alguma, uma posição coletiva. Compreendo que possam ter chocado, ofendido ou magoado alguns de vós, e peço desculpa», escreveu France Pierron nas redes sociais antes de concluir: «A minha intenção nunca foi minimizar o lugar ou o papel dos pais junto dos seus parceiros e filhos!»
Entretanto, depois de ser titular na estreia da competição com o Egito (1-1), sem fazer golo ou assistência, Doku foi confirmado como baixa para o segundo jogo do Mundial 2026 frente ao Irã, por sofrer uma recaída de uma infeção respiratória, mas deverá regressar no terceiro jogo com a Nova Zelândia. Uma das opções para o seu lugar era Doni Lukebakio, do Benfica, mas foi lançado Trossard no onze inicial.