Jonas Vingegaard e Tadej Pogacar durante o Tour 2025

Pogacar perde maior rival no Campeonato do Mundo

Jonas Vingegaard anuncia ausência do Campeonato do Mundo de fundo, a 28 de setembro em Kigali, no Ruanda, onde enfrentaria o esloveno após o Tour. Novo duelo fica adiado para o Europeu, a 5 de outubro

Dois dias antes da partida da Vuelta 2025, em Turim, Itália, Jonas Vingegaard esteve em conferência de imprensa para falar sobre os objetivos nas próximas três semanas em Espanha. Favorito à vitória na grande volta espanhola, depois do segundo lugar em 2023 atrás do companheiro de equipa Sepp Kuss, o dinamarquês de 28 anos deixou também claro qual será a sua agenda para o final da temporada.

A principal novidade é a ausência do Campeonato do Mundo de fundo, marcado para 21 a 28 de setembro em Kigali, Ruanda. A corrida, extremamente montanhosa, ocorrerá, como é habitual, no último dia de competição, apenas 14 dias após o final da Vuelta, que será no dia 14 de setembro.

O percurso africano prometia um duelo de sonho com Tadej Pogacar, mas a gestão do calendário falou mais alto. «Não cabe no calendário. Mesmo assim, vou participar no Europeu», esclareceu Vingegaard.

«É preciso estar descansado para participar no Campeonato do Mundo, o percurso é muito exigente. Não sei como vou sair desta Vuelta, por isso não vou. Mas ainda quero participar no Campeonato da Europa», marcado para 5 de outubro, nas regiões francesas de Drôme e Ardèche, uma semana depois da data inicialmente prevista. Já a Volta à Lombardia (11 de outubro) também ficará fora da sua agenda.

Com isso, a corrida continental deverá ser a última prova da época para o bicampeão do Tour, logo após a batalha em Espanha com João Almeida & Cia.