Para a subida da salvação todos os Santos(s) ajudam (crónica)
Costuma dizer-se que a descer todos os santos ajudam, mas, neste caso, o que o Penafiel mais precisa é de auxílio para... subir. Para galgar lugares na tabela. Afinal, os durienses chegavam a este encontro de encerramento da 22.ª jornada da Liga 2 no último posto, pelo que necessita(va) urgentemente de pontos para continuar bem vivo na luta pela permanência.
A formação orientada por José Manuel Aira tinha pela frente um osso bem duro de roer, uma vez que o Lusitânia de Lourosa está a fazer uma campanha de excelência na estreia no segundo escalão — e que, caso vencesse, chegaria a lugar de play-off de subida —, mas a verdade é que os durienses reagiram afirmativamente ao desafio e somaram um importante triunfo.
Que reforça, de resto, o bom momento por que passam os penafidelenses: duas vitórias e um empate nos últimos três jogos.
Para sair a sorrir de um início de noite marcado pelo nevoeiro, o Penafiel chegou à vantagem à passagem da meia hora, quando Álvaro Santos teve cabeça para corresponder a um cruzamento preciso de Bruno Pereira. Instantes antes, já os da casa tinham visto um golo anulado pelo VAR, uma vez que Cláudio Silva estava 5 centímetros adiantado aquando de um livre batido por Bruno Pereira.
Os lusitanistas, que estavam imbatíveis há três rondas, tentaram reagir, mas nunca tiveram soluções para desfeitear Joan Femenías.
Logo a abrir a etapa complementar, Álvaro Santos voltou a finalizar com sucesso, aproveitando uma má abordagem de Vítor Hugo (que até realizou excelentes intervenções ao longo da partida), colocando ponto final no resultado.
Artigos Relacionados: