Otamendi e Di María, argentinos do Benfica (foto: Imago)
Otamendi e Di María, argentinos do Benfica (foto: Imago)

Otamendi 'roubou' pedaço da história de Di María no Benfica

Capitão das águias continua a colecionar marcas importantes, mesmo com o aproximar dos 38 anos

Nicolás Otamendi marcou de cabeça ao Arouca, bem perto do intervalo (minuto 45+6), colocando o resultado em 3-0, e o golo levou, sobretudo, tranquilidade suplementar à equipa do Benfica, não tendo logo ali um significado diferente para os adeptos, muito mais concentrados nas eleições naquele momento.

Todavia, o golo do capitão do Benfica, do central internacional argentino dos encarnados, representou muito mais do que somente um motivo de celebração nas bancadas. Foi, afinal, um golo histórico para o clube da Luz, dado que se assistia ali a uma mudança de testemunho importante no ranking dos goleadores.

Nicolás Otamendi, aos 37 anos e 256 dias, tornava-se, pois, o jogador mais velho a marcar um golo com a camisola do Benfica. A marca pertencia a Di María desde o Mundial de Clubes, mas caía ali, perante mais de 60 mil espectadores, na casa encarnada.

O extremo argentino detinha o recorde há sensivelmente quatro meses. Aos 37 anos e 134 dias, precisamente a 28 de junho deste ano, nos Estados Unidos da América, com o Chelsea, em partida respeitante aos oitavos de final da competição, fizera o golo do empate das águias, de penálti, ao minuto 90+5’.

Acabaria por ser o jogo de despedida do Benfica, que perderia no prolongamento (1-4, após 1-1 no final dos 90 minutos), e do próprio Di María, que já anunciara a mudança para o Rosario Central, da Argentina.

O canhoto partiu e o recorde foi com ele e aguentou até ao dia do jogo com o Arouca. Agora é Otamendi o dono da marca e não será fácil encontrar um jogador com quase 38 anos, ou mais, para jogar no Benfica e ainda por cima fazer golos. Muito provavelmente, será o próprio capitão dos encarnados o grande candidato a conseguir uma marca ainda melhor, pois tem mais uns meses de contrato para cumprir.

O número 30 do Benfica não fica, todavia, por aqui em termos de marcas importantes. No encontro para o campeonato com o Arouca atingiu igualmente a 249.ª presença com a camisola dos encarnados, o que quer dizer que o jogo 250 estará a sair.

Se José Mourinho, treinador dos encarnados, quiser, até pode ser já esta quarta-feira, com o Tondela, na Taça da Liga, mas haverá com certeza a tentação de deixar o internacional argentino a descansar, mais a mais com a possibilidade de utilizar António Silva, Tomás Araújo, Joshua Wynder e Gonçalo Oliveira.

Nico Otamendi, refira-se, leva 249 jogos, 16 golos e 8 assistências de águia ao peito, tendo feito 157 jogos na Liga, 16 na Taça de Portugal, 6 na Taça da Liga, 3 na Supertaça, 12 na qualificação para a UEFA Champions League, 12 na Liga Europa, 4 no Mundial de Clubes e 39 na Liga dos Campeões.