Erik Ten Hag
Erik Ten Hag - Foto: IMAGO

Oficial: Ten Hag despedido do Bayer Leverkusen após duas jornadas

Adversário do Benfica na Liga dos Campeões dispensa treinador ao fim de três jogos; direção diz que «não havia alternativa»

O Bayer Leverkusen, adversário do Benfica na UEFA Champions League, já ficou sem treinador. Erik ten Hag não aguentou a pressão dos últimos dias e a decisão já foi comunicada esta segunda-feira, numa altura em que os clubes têm atividade mais parada para a janela de seleções.

«A decisão foi tomada pela comissão de acionistas, órgão supervisor do clube, por recomendação da administração do Bayer. Os treinos serão supervisionados pela equipa técnica do clube, a título provisório», refere o clube em comunicado.

Simon Rolfes, diretor-geral, disse que não era viável manter um treinador, que tinha chegado há apenas dois meses: «Esta decisão não foi fácil para nós. Ninguém queria dar este passo. No entanto, as últimas semanas mostraram que não é viável construir uma equipa nova e bem-sucedida. Acreditamos firmemente na qualidade da nossa equipa e agora faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para dar os próximos passos no desenvolvimento com nova liderança.» 

O CEO Fernando Carro falou em «necessidade»: «Uma separação nesta fase inicial da temporada é dolorosa, mas sentimos que era necessária. Continuamos empenhados em alcançar os nossos objetivos para a temporada – e, para isso, precisamos das melhores condições possíveis a todos os níveis e em toda a equipa principal.» 

O treinador neerlandês fez apenas três jogos oficiais, um para a Taça e dois para a Bundesliga.

A época começou com vitória na Taça, 4-0 ao Grossaspach –, mas os vice-campeões ainda não ganharam para o campeonato.

Na primeira jornada perderam em casa com o Hoffenheim (1-2), mesmo tendo começado a ganhar nos primeiros minutos, e, este sábado, voltaram a perder pontos: desperdiçaram uma vantagem de dois golos num 11 contra 10 em Bremen e sofreram o golo da igualdade, 3-3, na compensação.

O treinador, que substituiu Xabi Alonso, é assim novamente afastado do cargo, depois de em novembro ter sido despedido do Manchester United para dar lugar a Ruben Amorim.

(atualizado às 11h22)

Sugestão de vídeo: