Jordi Cruyff a assinar contrato com o Ajax - Foto: Ajax
Jordi Cruyff a assinar contrato com o Ajax - Foto: Ajax

Oficial: filho de Johan Cruyff regressa a casa para tentar sacudir a crise do Ajax

Jordi é o novo diretor técnico dos neerlandeses e assinou contrato este domingo, mas só vai começar a exercer funções a 1 de fevereiro de 2026

37 anos depois, Jordi Cruyff está de regresso ao Ajax. O filho de Johan Cruyff é o novo diretor técnico dos neerlandeses e o objetivo é tentar ajudar a sacudir a crise que tem afetado o clube nos últimos anos.

Porém, apesar de ter assinado contrato este domingo até junho de 2028, ou seja, por duas temporadas e meia, e de já ter sido apresentado, Jordi apenas vai começar a trabalhar no dia 1 de fevereiro de 2026, rendendo Alex Kroes no cargo.

«É muito especial estar aqui e assinar o meu contrato. No estádio que leva o nome do meu pai e no clube que tem sido importante para mim desde que era jovem. Nem preciso dizer o quanto isso significa para a minha família e para mim. A partir de fevereiro, vou-me dedicar totalmente ao Ajax. Faço isso com um grande senso de responsabilidade e orgulho. Agradeço à direção do clube pela confiança. O Ajax é um clube único, com uma história rica, e farei tudo o que estiver ao meu alcance para adicionarmos juntos um novo capítulo de sucesso», disse

O neerlandês integrou as camadas jovens do Ajax até 1988, quando seguiu o seu pai para Barcelona, onde Johan foi contratado como treinador. Jordi começou a carreira profissional no clube catalão e também passou por Manchester United, Celta de Vigo, Espanhol e Alavés. Pendurou as chuteiras em 2010, ao serviço do Valletta FC, de Malta.

Como dirigente, Jordi tem passado no AEK Larnaca, Maccabi Telavive e também no Barcelona. Agora, está de volta ao clube que pouco conheceu, mas que se tornou sinónimo da carreira do pai, tanto como jogador como enquanto treinador. Aliás, o estádio do Ajax chama-se precisamente Arena Johan Cruyff.