Crise voltou? Ajax é humilhado em Alkmaar e está fora da Taça
Após sete jogos sem perder (seis vitórias e um empate), certamente que os adeptos do Ajax pensavam que o pior já havia passado. A noite desta quarta-feira, porém, trouxe mais um capítulo (talvez, o mais doloroso) ao pesadelo que tem sido esta época para o histórico de Amesterdão. No clássico dos oitavos de final da Taça dos Países Baixos, o Ajax foi a Alkmaar ser, verdadeiramente, humilhado, com o AZ a vencer... por 6-0.
A formação da casa entrou com tudo e ao intervalo já vencia por 3-0. Troy Parrott inaugurou o marcador logo aos dois minutos e bisou aos 33', com Peer Koopmeiners a fazer o terceiro, ao minuto 45+1.
No segundo tempo, mais três golos para os de Alkmaar. Kees Smit - a nova jóia do futebol neerlandês - fez o gosto ao pé aos 47', antes de Parrott completar o hat trick (80'), numa altura em que o Ajax já estava em inferioridade numérica, graças à expulsão de Wijndal (66'). Na reta final, Ibrahim Sadiq aumentou a humilhação e selou o resultado final, aos 88'.
Foi a maior vitória de sempre do AZ frente ao Ajax e entra para o topo dos desaires mais pesados - empatado com outras três ocasiões em que perdeu por 0-6 - da turma de Amesterdão, que fica assim afastada da competição onde teria mais hipóteses de ter sucesso, face às campanhas difíceis no campeonato - onde é terceira, a 16 pontos do líder PSV - e na UEFA Champions League - onde ocupa a 34.ª posição da fase de liga.