O sinal de Serena Williams que deixou o mundo do ténis em alvoroço
Serena Williams retirou-se há três anos, em 2022, mas aos 44 anos, pode estar de regresso à competição.
Para muitos considerada a melhor tenista de sempre, a norte-americana alimentou os rumores e deixou o mundo do ténis em alvoroço depois de ter feito o registo na Agência Internacional para a Integridade do Ténis (ITIA), de forma a reintegrar o programa de testes antidoping.
O nome de Serena aparece numa lista que foi atualizada a 6 de outubro deste ano. «Ela notificou-nos de que pretende ser reintegrada no programa de testes», confirmou Adrian Bassett, porta-voz da ITIA, numa mensagem de texto na terça-feira.
«Não sei se isto significa que ela vai regressar, ou se está apenas a dar a si mesma essa opção. Tudo o que posso dizer é que ela está de volta ao programa e, portanto, sujeita ao sistema de localização», acrescentou Bassett.
Contactado pelo The Athletic, um porta-voz de Serena Williams não quis prestar quaisquer declarações sobre o assunto.
O programa de testes não abrange todos os jogadores ativos, embora qualquer atleta em atividade esteja sujeito a controlos fora de competição. É, sim, maioritariamente composto pelos 100 melhores jogadores de singulares masculinos e femininos, jogadores de elite de pares e de cadeira de rodas, e atletas que pretendem regressar à competição após uma longa ausência.
Os jogadores incluídos no programa devem informar a sua localização para um determinado período de tempo, todos os dias do ano. Qualquer atleta que reingresse no programa tem de permanecer nele durante seis meses antes de poder competir num torneio.
A acontecer, regresso poderá ser para o torneio de pares mistos do US Open
Também ao The Athletic, fontes da WTA e da Associação de Ténis dos Estados Unidos garantiram que não sabiam que Williams tinha reintegrado o programa de testes antidoping.
A acontecer um regresso, o cenário mais provável nesta altura é que Serena Williams participe no torneio de pares mistos do US Open de 2026, que vai realizar-se de 30 de agosto a 13 de setembro. A variante de pares mistos disputou-se pela primeira vez em 2025 e teve vários tenistas de topo a participar.