O abandono de Piastri em Baku salvou um recorde de Hamilton
O abandono de Oscar Piastri no Grande Prémio do Azerbaijão, no domingo, significa que, pelo menos por enquanto, o australiano não conseguirá bater o recorde de Lewis Hamilton de mais corridas terminadas consecutivas em corridas de Fórmula 1.
Entre o Grande Prémio da Grã-Bretanha de 2018 e o Grande Prémio do Bahrein de 2020, o heptacampeão mundial registou 48 arranques consecutivos em que foi classificado no final. A sua série foi interrompida não por um abandono, mas pela sua ausência no Grande Prémio de Sakhir em 2020, quando testou positivo para coronavírus e foi substituído por George Russell.
Antes da corrida em Baku, Piastri estava numa série de 44 chegadas consecutivas. Para ele, esta série começou no Grande Prémio da Cidade do México em 2023, continuou durante toda a temporada de 2024 e terminou após as primeiras 16 corridas da atual campanha.
Com estas 44 chegadas consecutivas, Piastri ocupa o segundo lugar na classificação de mais chegadas consecutivas, atrás de Hamilton. Em terceiro lugar, com um total de 43, está Max Verstappen, cuja série durou entre as corridas de Emilia-Romagna 2022 e Arábia Saudita 2024.
Outro detalhe interessante é que o abandono de Piastri no domingo foi apenas a quarta vez na sua carreira que não conseguiu terminar uma corrida. As três anteriores ocorreram na sua temporada de estreia em 2023, quando abandonou as corridas no Bahrain (avaria), na Bélgica (danos após contacto com Carlos Sainz na primeira curva) e nos EUA (danos após contacto com Esteban Ocon).
Artigos Relacionados: