Nunca um português o fizera antes: Diogo volta à final dos 50 mariposa

Vice-campeão mundial em Fukuoka-2023, Ribeiro mantém-se na luta pelo pódio, o que acontecerá segunda-feira à tarde, a partir das 16h. É o primeiro português a chegar por duas vezes a uma final num campeonato do mundo e a quarta no geral a nível individual

Diogo Ribeiro qualificou-se, esta tarde de domingo, na piscina do Aspire Dome, para a final dos 50 mariposa do 21.ª Mundial de Doha-2024 ao registar 23,18s, Tempo que colocou o nadador do Benfica como o segundo mais rápido da segunda semifinal e em 4.º entre os 16 , em igualdade com o australiano Isaac Cooper (23,18).   

Ribeiro, de 19 anos, conseguiu assim a quarta final individual de sempre de Portugal no evento, sendo que duas já são suas e na mesma prova. As anteriores foram conseguidas por Alexandre Yokochi nos 200 bruços (5.º) em Madrid-1986 e Ana Barros nos 50 costas (8.ª) em Perth-1991. Aos quais se junta a estafeta de 4x50 livres (7.º) composta por Paulo Trindade, Paulo Camacho, Diogo Madeira e Artur Costa, também em Perth-1991. 

Vice-campeão mundial há sete meses em Fukuoka-2023, Diogo tornou a mostrar-se bastante consistente no primeiro dia dos campeonatos dedicado à natação pura, acabando por ser apenas superado pelo americano Michael Andrew, com 22,94s, seguido pelo atleta de Trinidad e Tobago Dylan Carter (23,15) e o espanhol Mario Molla (23,17), único a bater o português na sua série. A final fechou com 23,24s conseguidos pelo sul-coreano Inchul Baek

De manhã, madrugada em Portugal, Rebelo integrara a últimas das sete séries, tendo parado o cronómetro igualmente nos 23,18s e concluindo as qualificações na 5.ª posição entre 67 participantes. 

Portugueses na segunda-feira (12 fev.)
Eliminatórias 6.30h, Meias-finais e finais 16.00h 1500 Livres F – Tamila Holub 100 Costas – Camila Rebelo 100 Bruços – Ana Rodrigues 100 Costas – Gabriel Lopes 50 mariposa final - Diogo Ribeiro

O seu recorde nacional são 22,80s obtidos precisamente no campeonato do mundo realizado no Japão, em julho de 2023, e que o levou a subir ao pódio e a tornar-se no primeiro luso a ganhar uma medalha no evento e o terceiro a disputar uma final. 

Recorde-se que os 50 mariposa não fazem parte do programa olímpico, mas Diogo já se encontra apurado para os Jogos de Paris-2024 nos 50 e 100 livres e 100 mariposa. No Qatar irá ainda ajudar a estafeta de 4x100 estilos a tentar apurar-se para a capital francesa dado que esta competição fecha o lote dos 16 apurados nas estafetas. A nível individual as qualificações decorrerão até 23 de junho.