Sporting é o único representante português na Champions deste ano - Foto: IMAGO
Sporting é o único representante português na Champions deste ano - Foto: IMAGO

Novas regras para a Champions de andebol

Portugal faz parte do top 10 das Federações e, além do lugar para o campeão, poderá ter dois wild cards para a nova Liga dos Campeões que será alargada a 24 equipas a partir da próxima época

A Liga dos Campeões masculina da próxima temporada será alargada a 24 equipas, anunciou hoje o Comité Executivo da Federação Europeia de Andebol (EHF) e terá também uma nova distribuição de vagas e convites para a próxima edição.

As 10 federações (Alemanha, Espanha, França, Dinamarca, Polónia, Hungria, Roménia, Portugal, Croácia e Noruega) mais bem classificadas, com base no desempenho dos seus clubes entre 2022 e 2025, vão ter direito a um lugar garantido na temporada 2026/2027.

Contudo, cada federação poderá pedir à EHF até dois convites para os seus outros clubes inicialmente qualificados para a Liga Europeia, sendo que, de um máximo de 10 pedidos de wildcards, apenas oito vão ser concedidos.

As últimas quatro vagas vão ser atribuídas a clubes de países sem representação garantida, sendo permitido um máximo de três clubes por país.

Assim, os 24 clubes vão ser divididos por seis poules de quatro equipas cada, com 12 delas a seguirem para a ronda principal, composta por dois grupos de seis, com as quatro melhores a avançarem para os quartos de final.

O vencedor da Liga dos Campeões será encontrado após a final four, cujo formato permanece igual.

O bicampeão Sporting é o único clube português na atual edição da prova, com FC Porto e Benfica a disputarem a Liga Europeia, que vai continuar com oito grupos de quatro equipas na primeira fase, num total de 32 clubes, mas sem qualificação. Este ano, Marítimo e ABC Braga não passaram dessa fase.

A Federação Europeia reserva-se ainda o direito de conceder convites a especiais de participação, inclusive a clubes não europeus.