Lando Norris falou sobre o colega Oscar Piastri antes do Grande Prémio de Baku - Foto: IMAGO

Norris sobre Piastri: «Temos liberdade para lutar entre nós 99% do tempo»

Explicação surge na sequência da polémica com a decisão da McLaren na última corrida

Lando Norris afirmou aos jornalistas, antes do início do fim de semana do Grande Prémio do Azerbaijão, que ele e o seu colega de equipa, Oscar Piastri, têm liberdade para lutar entre si praticamente em todas as circunstâncias.

A declaração do piloto britânico surge após o momento controverso das ordens de equipa impostas pela McLaren durante o Grande Prémio de Itália, há duas semanas. Na altura, Norris tinha vantagem sobre Piastri ao longo de toda a corrida em Monza, mas uma paragem nas boxes mais lenta colocou o britânico atrás do seu colega de equipa.

Posteriormente, a McLaren ordenou a Piastri que devolvesse a posição a Norris, o que o australiano fez, apesar de ambos estarem em confronto direto pelo título mundial de pilotos.

Estas ações da McLaren geraram bastante discussão, mas tanto Norris como Piastri defenderam a sua equipa em várias ocasiões. Agora, Norris esclareceu um pouco mais o objetivo dessa ordem, explicando que ela se deveu às circunstâncias específicas da corrida.

«Em 99% dos casos, teremos liberdade para lutar entre nós. A forma como as coisas parecem, após o que aconteceu em Monza, dá uma opinião diferente a todos. Mas, se o fizermos de forma simples, e nós fizemos, como aconteceu na Hungria no ano passado, quando a situação foi bastante semelhante, o piloto em posição mais avançada tem prioridade nas paragens nas boxes. Foi exatamente o que aconteceu em Monza», argumenta.

«O facto é que, assim que restabelecemos as nossas posições, o Oscar estava livre para me atacar. Ele tinha vantagem, porque estava colado à minha caixa de velocidades, então, no geral, ele beneficiou de tudo isto. Caso contrário, temos liberdade para lutar entre nós. Simplesmente, nas paragens nas boxes, o piloto que lidera tem sempre vantagem. Sempre foi assim e continuará a ser. Como disse, temos liberdade para competir», concluiu Norris.

A McLaren pode já vencer o mundial de construtores este fim de semana, mas a luta mais acesa é entre os seus dois pilotos para ver quem vence o mundial da categoria.

Oscar Piastri lidera com 324 pontos, mais 31 do que o colega Lando Norris que soma 293. A fechar o pódio está o atual tetracampeão mundial, Max Verstappen, com 230 pontos.