Sorteio da Liga dos Campeões (IMAGO)
Sorteio da Liga dos Campeões (IMAGO) - Foto: IMAGO

Netflix e Liga dos Campeões? Eis o plano que a UEFA pondera

A UEFA estará a considerar um movimento revolucionário no que diz respeito aos direitos televisivos dos jogos da Liga dos Campeões, com o objetivo de atrair fornecedores de streaming como a Netflix e a Amazon

A UEFA Champions League gera receitas comerciais de milhares de milhões de euros para a UEFA a cada temporada, com cerca de 100 emissoras diferentes em todo o mundo a adquirir vários pacotes.

No entanto, de acordo com uma reportagem reveladora da Bloomberg, a federação europeia de futebol procura uma mudança na forma como estes direitos são vendidos. Neste contexto, as emissoras e plataformas de streaming poderão agora apresentar propostas para direitos em múltiplos mercados em simultâneo, algo que não era permitido anteriormente.

Netflix

A UEFA estará a discutir a possibilidade de contratos de longo prazo, tendo alterado os seus regulamentos há 20 anos, devido a pressões da Comissão Europeia, que havia limitado os acordos a três anos para promover a concorrência.

Um quadro renovado poderá incluir também uma oferta global, que pela primeira vez permitiria a um fornecedor transmitir um jogo em todo o mundo. Segundo a Bloomberg, a UEFA deverá lançar os concursos para o período a partir de 2027 nas próximas semanas.

Os acordos de longo prazo tornam-se cada vez mais atrativos para a Federação Europeia, especialmente após o sucesso alcançado nos EUA. Recorde-se que, em 2022, a Paramount garantiu, com um acordo plurianual de 1,5 mil milhões de dólares, os direitos de transmissão da Champions nos Estados Unidos até 2030.

Taça da Liga dos Campeões /UEFA

As grandes plataformas de streaming estão a adicionar cada vez mais eventos desportivos à sua programação, embora até agora se concentrem principalmente em jogos de topo e não em pacotes de temporada completa. A mudança no processo de licitação surge também após a introdução do novo formato (fase de Liga) na Liga dos Campeões, que aumentou o número de jogos para cada equipa. Isso levou a um aumento de 18% nas receitas de transmissão nos seis principais mercados da UEFA.