Nem com tantas baixas a Espanha desarma
Espanha necessitava absolutamente ganhar este desafio para poder continuar no primeiro lugar do grupo, o único que dá direito ao apuramento direto para o Mundial do próximo ano.
Luis de la Fuente não pôde apresentar a melhor formação por culpa da praga de lesões de que foram vítimas jogadores tão importantes como Carvajal, Fermin, Huijsen, Del Olmo, mas, sobretudo, os dois habituais extremos Nico Williams e Lamine Yamal.
A seleção espanhola apoderou-se da bola desde o primeiro momento e, com ela, instalou-se no meio campo contrário onde a Geórgia montou uma defesa cerrada com três centrais o que exigia uma infinita paciência até encontrar algum espaço por onde poder entrar. A primeira jogada polémica surgiu aos 7 minutos, Ferran saltou com um defesa e caiu, Tiago Martins no VAR chamou a atenção do árbitro que depois de rever a jogada concluiu que não havia qualquer falta.
Foi preciso esperar até metade da primeira parte para ver a Espanha colocar-se em vantagem com um golo de Yeremi Pino, pouco depois o guarda redes do Liverpool, Mamardashvili, cometeu falta sobre Ferran Torres, que apontou o castigo máximo permitindo a defesa do guardião georgiano, que salvou a sua equipa com umas quantas grandes intervenções, ao contrário de Unai Simon que, em todo o desafio, foi um espectador mais.
A Espanha começou a segunda parte procurando marcar o golo da tranquilidade, na mesma jogada o antigo jogador do Sporting, Pedro Porro, e Oyarzabal mandaram a bola à barra, domínio intenso até que Oyarzabal, num livre direto, fez o segundo golo espanhol.
Oyarzabal encheu o pé 🚀#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #QualificaçãoMundial #Espanha #Georgia pic.twitter.com/eW2k1c84Jn
— sport tv (@sporttvportugal) October 11, 2025
O monólogo prosseguiu até final, oportunidades houve para aumentar a diferença, mas não houve mais golos e tudo terminou com o triunfo da Espanha por 2-0, resultado escasso para a sua enorme superioridade. Pedro Porro, com as suas incursões e os perigosos centros, foi o mais destacado da equipa enquanto o jogador do Sporting, Kochorashvili, foi muito solidário nas tarefas defensivas da sua seleção. O próximo compromisso espanhol será na terça feira, contra a Bulgária, em Valladolid.
Goleada da Turquia
No outro jogo do grupo, a Turquia foi à Bulgária golear por 6-1, numa noite inspirada de Kenan Yildiz e Arda Guller, ambos com um bis. Mais uma vez o ex-benfiquista Akturkoglu jogou como falso 9, e o também ex-jogador das águias, Orkun Koçu, foi titular.
Com este triunfo, a Turquia cimentou o segundo lugar do Grupo E, que acesso ao play-off. Chegar ao primeiro é muito difícil, não só pela curta diferença para os espanhóis, mas também pela goleada sofrida em casa, por 0-6, diante de La Roja, o que da uma grande desvantagem no confronto direto. Ainda assim, estas contas só valem se ambas as equipas continuarem separadas por três pontos.