Nélson Semedo: «Benfica? Fui muito transparente»
Nélson Semedo foi o jogador escolhido pelo Fenerbahçe para marcar presença na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Benfica, do play-off de apuramento para a Liga dos Campeões, e explicou aquilo que o levou a assinar pelo emblema turco, mesmo perante conversas assumidas com vista a um regresso ao clube onde foi formado.
«Houve contactos, mas também fui muito transparente com as pessoas com quem falei, com as pessoas com quem trabalho, com o meu agente. Sempre disse o que pensava. Era cedo para voltar a Portugal. Tenho 31 anos, tomo bem conta de mim e do meu corpo, e ainda tenho alguns anos pela frente. Sabia que havia a possibilidade de vir para o Fenerbahçe, e era um desafio que eu queria tomar. E obviamente que Mourinho foi uma peça muito importante na minha decisão, e estou muito contente por cá estar», respondeu o internacional português.
Semedo assumiu, de resto, que já estava inclinado a assinar pelo Fenerbahçe nos primeiros meses do ano civil. Revelou que esse cenário já estava em cima da mesa quando teve conversas sobre o clube turco com Vítor Pereira, quando o técnico luso assumiu o comando do Wolverhampton.
«Tivemos conversas sobre o Fenerbahçe pouco depois dele chegar. Creio que foi por altura do jogo com o Southampton [ndr. Disputado a 15 de março]. Só me disse coisas boas e, inconscientemente, abriu-me as portas para vir. Se eu já estava decidido, essa conversa ajudou», assumiu o lateral, que antes de viajar para a Turquia fez questão de falar com o Vítor Pereira. «Aquilo que fez por mim e pela equipa onde eu estava merecia isso. Disse-lhe que vinha para uma casa que ele conhece bem. O mister Vítor Pereira foi muito importante para mim», reforçou.
O Benfica é agora adversário de Nélson Semedo, o último obstáculo do Fenerbahçe para chegar à Liga dos Campeões, e o internacional português defendeu que o plantel, o clube e os adeptos merecem esse palco.
Temos uma equipa muito boa. Vi esta equipa jogar na pré-época, na Luz. Estou aqui há duas semanas e meia e vi a qualidade dos colegas, a qualidade do staff, com o mister. E acima de tudo a vontade da equipa em entrar na Champions League. A qualidade da equipa merece isso, assim como o clube, os adeptos. Essa vontade pode ser determinante», afirmou.
«O ambiente aqui no nosso estádio é inacreditável. Tive o privilégio de viver isso no jogo com o Feyenoord, e é nisso que temos de nos focar. O primeiro jogo vai ser aqui, vamos tentar um bom resultado e uma boa exibição, para sair com uma vitória. O Estádio da Luz tem um bom ambiente, mas neste momento temos de pensar em nós, temos o 12.º jogador do nosso lado, e temos de tirar proveito disso», acrescentou ainda o defesa, garantindo que a adaptação tem sido positiva, desde logo pela ajuda de alguns colegas que falam português.
Semedo assumiu que ainda não está a 100 por cento, a nível físico, mas assegurou sentir-se bem, e disponível para jogar onde José Mourinho quiser. Seja integrado numa linha de três centrais, seja mais aberto, a fazer o corredor direito. «Somos profissionais, temos de estar aptos a jogar em qualquer sistema», respondeu.