Neemias Queta entra em grande no Eurobasket 2025

Neemias é mesmo craque!

A estreia de Portugal no Eurobasket 2025 confirmou que a Seleção tem um talento individual distinguível: Neemias Queta. Destacado, não apenas entre os seus colegas de equipa compatriotas, e os próximos certamente confirmarão, também num espectro internacional

Portugal cumpriu o objetivo para o jogo de estreia no Eurobasket 2025 e conquistou uma vitória tão importante como histórica, impondo-se pela primeira vez à República Checa (62-50). Este triunfo, considerado fundamental para o apuramento para a fase seguinte do torneio, permite à seleção nacional enfrentar com mais tranquilidade os três jogos que se seguem, em que defrontará adversários mais valorosos, Sérvia, Turquia e Letónia, por esta ordem, antes de fechar a compita no agrupamento contra a teoricamente mais acessível Estónia.

Muito bem. Aplausos para os cognominados linces, que mostraram qualidades técnicas e táticas, e o coletivismo, indispensáveis a competirem entre as melhores seleções europeias. Mas esta estreia com a congénere checa comprovou que Portugal tem um talento individual distinguível: Neemias Queta. Destacado, não apenas entre os seus colegas de equipa compatriotas, mas como o jogo inaugural deste Eurobasket demonstrou e os próximos certamente confirmarão, também em espectro internacional.

O jogador português da NBA é craque. Por certo, à imagem dos seus pares da liga profissional norte-americana de outros países a participarem neste Eurobasket, alguns estrelas da competição galática, estatuto que Neemias ainda não atingiu. Frente à Chéquia, o gigante de 2,13 metros marcou 23 pontos, ganhou 18 ressaltos e fez quatro desarmes de lançamento, sendo que, com ele em campo, Portugal somou mais 21 pontos àquele registo pessoal.

Segundo a FIBA, organismo que dirige o basquetebol europeu, Neemias Queta é o primeiro jogador no Eurobasket desde 1995, ano em que se começou a registar os ressaltos, a registar mais de 20 pontos e 15 ressaltos num jogo de estreia do campeonato.

Neemias contribuiu decisivamente para a estreia vitoriosa de Portugal e ficou provado que é elemento fundamental para o sucesso dos linces nesta campanha. Para quem só conhecia (ou conhece) Neemy pela bitola da NBA, este é o momento de perceber: Portugal não tem apenas um jogador acima da média nacional - tem um talento de nível mundial, capaz de elevar a seleção a patamares impensáveis há poucos anos.

Esta vitória sobre a Chéquia será sempre lembrada, mas ficará na memória sobretudo como o dia em que Neemias mostrou ao Eurobasket que os linces têm um tigre a liderá-los.