Foto: IMAGO
Foto: IMAGO

Tragédia em França: jogador de 16 anos morre após paragem cardíaca em campo

Rafael Juan sentiu-se mal e colapsou em campo na noite de quarta-feira, enquanto disputava um jogo a contar para a taça de sub-19 de Grand Vaucluse

O futebol francês está de luto pela morte de Rafael Juan. O jogador de 16 anos do FC Alpilles faleceu na passada quinta-feira, um dia após ter sofrido uma paragem cardíaca durante uma partida em Villeneuve-Lès-Avignon.

O jovem atleta sentiu-se mal e colapsou em campo na noite de quarta-feira, enquanto disputava um jogo a contar para a taça de sub-19 de Grand Vaucluse. Apesar de ter sido prontamente assistido pelas equipas de emergência, o adolescente não resistiu e acabou por falecer na tarde de quinta-feira.

O presidente do FC Alpilles manifestou a sua profunda consternação à rádio France Bleu. «É um drama para nós, para o clube, para a sua família. Era como um filho nosso», afirmou, acrescentando que o jovem, natural de Mouriès, jogava no clube há cerca de uma década. «Não compreendemos, ele não tinha qualquer problema de saúde», lamentou o dirigente.

Na sequência da tragédia, o FC Alpilles decidiu cancelar todos os seus jogos agendados para o fim de semana, independentemente da competição, e anunciou a criação de uma unidade de apoio psicológico.

Por sua vez, a associação de futebol de Grand Vaucluse adiou todos os encontros da taça de sub-19 que estavam previstos para sábado. Será também cumprido um minuto de silêncio em todos os outros campos durante o fim de semana. «Praticar um desporto, jogar futebol, permite ter prazer, fazer amigos, viver emoções fortes, acumular memórias extraordinárias... Mas, certamente, não encontrar a morte», declarou a associação em comunicado.