Morten Hjulmand é o jogador mais utilizado por Rui Borges esta temporada, o capitão é, sem dúvida, um dos esteios da equipa de Alvalade - Foto: IMAGO
Morten Hjulmand é o jogador mais utilizado por Rui Borges esta temporada, o capitão é, sem dúvida, um dos esteios da equipa de Alvalade - Foto: IMAGO

Não foram todos... Afinal quem ainda não se lesionou no Sporting?

Gonçalo Inácio, Hjulmand, Vagiannidis e Luis Suárez ainda não falharam nenhum jogo devido a impedimento físico. Rui Borges já se viu obrigado a alterações forçadas em todos os setores do campo

Por estes dias a onda de lesões que à semelhança do que aconteceu na época passada, assolou o plantel do Sporting é assunto escalpelizado. Contas feitas, são 15 os jogadores que já falharam jogos devido a indisponibilidade física, levando Rui Borges a reinventar-se para ir colmatando as ausências, umas vezes adaptando jogadores a posições que não as de origem, outras recorrendo a jovens atletas da formação.

Certo é que o treinador de Mirandela já se viu obrigado a remendar todos (!) os setores, até na baliza, depois de Rui Silva ter sofrido um traumatismo num dedo da mão esquerda, no passado mês de setembro, e, consequentemente, falhou jogos com Famalicão, Moreirense (Liga) e Kairat Almaty (UEFA Champions League).

A BOLA apresenta-lhe agora o lado oposto, ou seja, os jogadores que ainda não falharam qualquer compromisso devido a impossibilidade física.

O capitão Morten Hjulmand é o totalista do plantel, soma 2342 minutos repartidos por 26 jogos, falhou três. Um da Liga, com o Aves SAD, que lhe valeu elogios por parte de Rui Borges: «O Morten ficou de fora porque tinha sintomas, não sei se gripais ou algo semelhante, uma virose, e demonstrou o que é ser um líder. Podia ter jogado, mas foi honesto comigo. Disse-me que não estava a cem por cento, que havia colegas melhores do que ele para jogar e preferia que estivesse alguém a 100 por cento. Isso para mim foi um exemplo de liderança. Demonstrou respeito pelos colegas e pela equipa, isso mostra um caráter incrível»; e por gestão física não defrontou Marinhense, na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, e Alverca, nos quartos de final da Taça da Liga.

O central Gonçalo Inácio é outro dos que ainda não abriram ficha no departamento médico esta época. Soma presença em 23 dos jogos oficiais de 2025/2026, tendo falhado a meia-final da Allianz Cup, com o V. Guimarães, por castigo, na sequência da expulsão no jogo com o Gil Vicente. Vaggianidis também está a passar entre os pingos da chuva, contabilizando 16 aparições em jogos, sendo este lote restrito de atletas incólumes à vaga de lesões fica fechado pelo avançado Luis Suárez, o quarto jogador mais utilizado do plantel (com 2109 minutos em 28 jogos).

Refira-se que João Simões está entre os disponíveis, mas, recorde-se, o médio perdeu os últimos meses da época passada, devido a fratura no pé direito, regressando à competição no início desta temporada, mas sem ritmo, tendo começado a jogar apenas à 5.ª jornada, no final de setembro.

E Trincão, o segundo com mais minutos (2320) falhou visita ao Bayern Munique, devido a entorse no tornozelo esquerdo, sofrida no dérbi com o Benfica, em dezembro.