Pinilla, internacional chileno, jogou nos leões entre 2004 e 2005
Pinilla, internacional chileno, jogou nos leões entre 2004 e 2005

Antigo avançado do Sporting revela luta contra cancro

Mauricio Pinilla, retirado do futebol desde 2021, representou os verdes e brancos há mais de duas décadas

O antigo avançado chileno Mauricio Pinilla, de 42 anos, revelou ter sido diagnosticado com um cancro de pele em fase inicial. O ex-jogador, que em Portugal representou o Sporting, entre 2004 e 2005, já iniciou os tratamentos e chegou a estar internado durante quatro dias.

A notícia foi partilhada pelo próprio Pinilla, atualmente comentador desportivo, durante uma entrevista à estação de rádio La Metro. O antigo internacional chileno explicou que o diagnóstico surgiu após ter sido internado devido a uma prostatite. «Fizeram-me vários exames por causa de umas manchas que apareceram na minha pele e detetaram um cancro de pele», comunicou.

O antigo ponta de lança, que terminou a carreira em 2021, detalhou o processo clínico. «Passei quatro dias na clínica onde me fizeram todos os exames. Imaginem, a minha contagem de glóbulos brancos disparou», afirmou, acrescentando pormenores sobre o tratamento: «Esta é apenas a primeira parte, estas manchas precisam de ser queimadas e devem desaparecer em pouco tempo. Estou a fazer o tratamento, sim, estou a fazer a terapia adequada para que isto se resolva». O ex-atleta associou a condição à «muita exposição ao sol e aos treinos» ao longo da sua carreira.

Além da curta passagem pelo emblema de Alvalade, onde apontou sete golos em 28 encontros, Mauricio Pinilla é recordado por muitos pelo remate à barra da baliza brasileira nos minutos finais do prolongamento dos oitavos de final do Mundial 2014, um lance que poderia ter eliminado a seleção anfitriã. Nesse torneio, o avançado, então suplente utilizado por Jorge Sampaoli, participou em três jogos sem marcar golos.

Pela seleção do Chile, Pinilla sagrou-se bicampeão da Copa América em 2015 e 2016, tendo somado um total de 43 internacionalizações e oito golos. A sua carreira em clubes, para além da passagem pelo Sporting, inclui emblemas como Universidad de Chile, Chievo, Celta de Vigo, Racing Santander, Palermo, Cagliari, Genoa, Atalanta, Vasco da Gama e Coquimbo Unido, onde pendurou as botas.