Sorteio Mundial 2026: Portugal e mais 41 seleções conhecem o seu pote
O Mundial 2026 tem agora apenas 6 vagas em aberto, uma vez que já conhecemos 42 das 48 equipas que marcarão presença.
Restam apenas seis vagas, que serão decididas em março: quatro através dos play-offs europeus e duas nos play-offs intercontinentais.
Antes disso, haverá o sorteio a 5 de dezembro no Kennedy Center, em Washington. A localização foi alterada de Las Vegas por decisão política do presidente americano Donald Trump, que marcará presença na cerimónia.
Recorde-se que as 48 equipas serão divididas em 12 grupos de quatro. Os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros classificados avançarão para a fase de 32 avos de final.
A FIFA determina a composição dos quatro potes com base no ranking mundial, que será oficialmente atualizado esta quarta-feira.
Anfitriões entram automaticamente no pote 1
Os três anfitriões, Canadá, Estados Unidos e México, são automaticamente colocados no pote 1. Depois, também os gigantes sul-americanos Argentina e Brasil, assim como os maiores europeus, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Países Baixos e, claro, Portugal são cabeças de série devido ao ranking.
No pote 2, para já, seguem-se Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Irão, Japão, Marrocos, Senegal, Suíça e Uruguai. Há ainda duas vagas em aberto porque o regulamento explica que os vencedores do play-off entrarão consoante o ranking da equipa melhor classificada pelo seu caminho.
Por isso, Itália e Dinamarca, ou as seleções vencedoras dos seus respetivos caminhos, entrarão para o pote 2. A mesma lógica aplica-se no pote 3 para Turquia e Ucrânia (ou o vencedor dos respetivos caminhos). Estas 4 seleções são as cabeças de série no sotreio de play-off europeu para o Mundial.
Já confirmados no pote 3, estão Argélia, Austrália, Áustria, Costa do Marfim, Egito, Escócia, Noruega, Panamá, Paraguai e Tunísia.
No pote 4, ainda há 2 vagas por definir dos play-offs intercontinentais, mas já se sabe que Arábia Saudita, África do Sul, Cabo Verde (estreante), Catar, Curaçau (estreante), Gana, Haiti, Jordânia (estreante), Nova Zelândia e Uzbequistão (estreante) farão parte.
Recorde-se que duas equipas da mesma confederação não podem ser sorteadas no mesmo grupo, com a exceção da UEFA em que 4 dos 12 grupos terão duas seleções europeias.
No total, a competição terá 104 jogos ao longo de 38 dias, tornando-se o Campeonato do Mundo mais extenso da história.